A Relevância do Ensino de Ciências na Educação Pré-Escolar

Postado por inovar 15/01/2020 0 Comentários

A Relevância do Ensino de Ciências na Educação Pré-Escolar

 

 

 

 

 

   É necessário que se recrie o método do ensino de Ciências baseado em uma proposta de educação para a vida, um método que permita uma nova abordagem, que sensibilize o aluno para o mundo natural, mas que não se limite a isso, que também faça com que esse aluno aprenda, pense, questione e principalmente queira saber mais.

 

 

   É necessário aulas e professores que estimulem e proporcionem dúvidas aos alunos a fim de que recebam e assimilem as várias informações transmitidas, para que viajem por diversos lugares e não se restrinjam à mera descrição dos ossos de nosso corpo ou das partes de uma árvore, mas que proporcione enxergar além dos aspectos restritos.

 

 

   É necessário um ensino de Ciências que faça com que o aluno tenha oportunidade de ver os detalhes das coisas como, por exemplo, uma flor ou espinhos de cacto que nunca parariam para prestar atenção, por falta de oportunidade, tempo ou motivação, como também a ausência de espaço para satisfazer suas dúvidas e curiosidades.

 

 

   O contacto da criança com o ensino de Ciências na Educação Pré-Escolar é extremamente pertinente, uma vez que, crianças dessa faixa etária são naturalmente curiosas, investigativas e observadoras, demonstram bastante interesse em conhecer o mundo que as cercam, a partir dos estímulos recebidos através dos professores e dos métodos pertinentes. Esse conhecimento deve partir dos interesses das crianças, de suas necessidades imediatas e do meio em que elas vivem. Assim, cabe ao professor priorizar as habilidades naturais de cada faixa etária, com trabalhos que estimulem o desenvolvimento das habilidades de observação, descrição oral ou através do desenho, da exploração do ambiente em que vive; o clima da cidade ou até mesmo o jardim da escola, ou seja, estabelecer relações entre os diversos elementos que compõem seu meio; enriquecer suas experiências, a fim de que as crianças adquiram o gosto pelas pesquisas e descobertas, adquirir hábitos de uma vida sadia em relação à higiene, alimentação e recreação, proporcionando o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva frente às descobertas e os factos do mundo real.

 

 

   Estimular a participação activa das crianças, trabalhar de forma dinâmica e demonstrativa os conteúdos do livro didáctico de Ciências é uma das maneiras eficazes para desmistificar o rótulo de que Ciências é desnecessária na Educação Pré-Escolar.

 

 

   O estudo das Ciências nesse nível de escolaridade contribui para a formação da consciência crítica da criança diante das descobertas e dos factos científicos e tecnológicos presentes, permitindo que a alfabetização não se restrinja à linguagem, mas avance no campo científico-tecnológico. Nesse sentido, estaremos caminhando para a formação de indivíduos que, no futuro, serão capazes de entender e respeitar a nossa posição no planeta e no universo.

 

 

   Para se consolidar o ensino de Ciências na Educação Pré-Escolar é indispensável uma reflexão sobre a importância da prática de educação em Ciências e da qualificação dos professores para tratar do assunto, pois muitos apresentam-se despreparados para desenvolver este tipo de actividade no ambiente escolar. Hoje, é imprescindível que os professores superem a falta de visão por parte dos elaboradores dos programas curriculares e dos livros didácticos, que saibam defender a importância do conhecimento de Ciências na formação do indivíduo. É necessário que os educadores se esforcem e promovam uma quebra do paradigma, no qual a ciência é dogmatizada como pertencente a uma esfera na qual os alunos da Educação Pré-Escolar e demais segmentos não têm possibilidade de participar.

 

 

   O professor, seja ele de Educação Pré-Escolar, Ensino Primário ou Ensino Secundário (1º e 2º ciclo) deve priorizar o ensino de Ciências com uma visão de que através deste ensino ele estará preparando alunos criativos e com grande capacidade de adaptação para a vida; gente que saiba assimilar novos conhecimentos e habilidades ao invés de simplesmente aplicar aquilo que já sabe.

 

 

   É através das aulas práticas do ensino de Ciências de qualidade que os educandos serão capazes de perceberem as diferentes funções voltadas para as diversas concepções do papel da escola e das formas de aprendizagem. O trabalho em laboratório é motivador da aprendizagem, trabalho este que leva ao desenvolvimento de habilidades técnicas e, principalmente, aquele que auxilia na fixação do conhecimento sobre os fenômenos e factos.

 

 

   Para finalizar, é importante assinalar que a importância do professor nesse processo é redobrada. É necessário que o mesmo se actualize afim de motivar os alunos em sala de aula e na escola, pois hoje em dia, a televisão e a Internet trazem coisas mais interessantes que não exigem notas e frequências.

 

 

   O aprendizado das Ciências implica na troca de concepções fortemente enraizadas na vivência dos alunos. É neste sentido que vale a pena professores levarem em consideração o conhecimento adquirido dos educandos, estimulando-os a explorar as potencialidades de suas ideias e, eventualmente, suas limitações. É a partir da compreensão das limitações de suas concepções prévias sobre os temas científicos que os alunos estarão preparados para considerar o potencial das ideias apresentadas nas teorias científicas.

 


 

Fonte: https://pedagogiaaopedaletra.com

Adaptado por: Eliane Z. Delázari