Alfabetização e leitura: parceria indissociável

Postado por inovar 04/01/2022 0 Comentários

Alfabetização e leitura: parceria indissociável

 

 

Leitura é actividade permanente na alfabetização. Todos nós, professores alfabetizadores, já sabemos, mas como fazer isso? De que forma podemos ampliar as possibilidades de leitura para as nossas crianças? Não é um trabalho simples.

 

Como estimular a leitura na Alfabetização

 

Quando as crianças descobrem a leitura (que são capazes de ler e compreender o que está escrito), querem ler tudo a todo momento. Criança que aprende a ler fica mais estimulada a estudar com as descobertas que a leitura proporciona.

 

Muitas famílias cujos filhos estão em processo de alfabetização relatam que as crianças param para ler tudo o que encontram nas ruas e em casa, como cartazes de propaganda, placas de trânsito e tudo o mais que encontrarem.

 

A leitura deve estar presente em todo o processo de alfabetização, como actividade permanente e em destaque no planejamento do professor alfabetizador. Enquanto os textos de memória, as listas e outros textos pequenos são mais adequados para o início da alfabetização, quando as crianças já apresentam mais autonomia e habilidades na leitura, é preciso ampliar as propostas.

 

Muitas vezes, nós levamos em conta esse grau de complexidade apenas nas actividades que envolvem a escrita, e deixamos em segundo plano a leitura. Mas assim como na escrita, também é preciso ampliar o uso de géneros textuais na leitura em sala de aula, apresentando à turma textos com diferentes graus de complexidade.

 

Com essa desatenção, corremos o risco de apresentar aos alunos actividades simples demais, sem desafios, que não permitem avanços para as crianças nem desenvolvem sua leitura. Por exemplo, um aluno que já consolidou a alfabetização não vai se sentir motivado se continuar lendo apenas parlendas e textos curtos.

 

É preciso lembrar que no final de cada ano teremos alunos em diferentes estágios de leitura. A maioria já lê com autonomia e compreende o texto lido. Outro grupo em menor número já lê, mas ainda não apresenta autonomia e um nível de compreensão adequados. Dessa maneira, ainda não é possível apresentar a eles as mesmas actividades ou os mesmos textos para que leiam.

 

Para este trabalho, abaixo algumas sugestões, ideias e cuidados que precisam ter ao planejar as acções de incentivo à leitura:

 

 

Quais livros utilizar

 

A alfabetização necessita de livros. Precisamos de muita leitura, imersão nas histórias e criar o gosto no acto de ler. Eles devem estar nas mãos das nossas crianças sempre. Precisamos desmistificar aquele pensamento que as crianças podem estragar, sujar ou amassar o livro.

 

Aprender a cuidar dos livros também faz parte do processo de aprendizagem e as crianças nos surpreendem com os cuidados.

 

Durante a pandemia, os livros ficaram trancados nas escolas fechadas. No entanto, para manter a rotina de leitura, muitas instituições enviaram obras literárias para as casas dos alunos. Esse é o melhor caminho. Por isso, verifica a possibilidade de separar livros da biblioteca (ou da sala de leitura) e emprestar para as famílias que puderem retirar. 

 

Para fazer essa escolha, precisamos pensar e analisar quais são as obras mais adequadas de acordo com a faixa etária das nossas crianças. No entanto, vamos abandonar a ideia de que na alfabetização devemos ler apenas textos curtinhos com frases simples e sem palavras com sílabas complexas. Deixe que os alunos conheçam diferentes tipos livros, vençam os desafios complexos e interpretem as histórias. Dessa forma, estamos preparando-os para que saibam escolher suas futuras leituras.

 

Outro ponto importante de ressaltar: os livros literários devem ocupar um espaço especial na alfabetização, mas não são os únicos. Textos informativos, instrucionais e jornalísticos também precisam estar presentes. Por isso, cria uma rotina que atenda às necessidades de leitura dos teus alunos, com destaque aos artísticos-literário, mas que mescle produções de outros campos de actuação.

 

 

Sugestões práticas para estimular a leitura

 

Um caminho é criar, com seus colegas professores na alfabetização, um projecto de leitura na escola. Por exemplo, cada turma (conforme a faixa etária) pode adoptar um autor ou autora para estudar suas obras. Eles podem conhecer a trajetória de vida do escritor, escrever textos inspirados nas obras estudadas, e muito mais. Depois todos compartilham o trabalho que foi realizado.

 

Muitas escolas criam seus próprios saraus literários, um evento cultural em que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, histórias, música, teatro e artes plásticas. É uma forma de levar a leitura para todos, envolver a comunidade escolar e despertar a paixão pela leitura nas crianças desde pequenas. Na alfabetização, os alunos podem apresentar poemas, parlendas e outros textos artísticos que gostem.

 

Projectos como Mala Viajante (veja o projecto no final deste texto) surtem um efeito maravilhoso. Esse tipo de projecto colabora para que a leitura se torne uma rotina familiar. Sabemos que pais e responsáveis que leem, contribuem na formação de filhos leitores. O Projecto Mala Viajante tem o objectivo de despertar o gosto da criança pela leitura, independente da forma que essa leitura está sendo feita. Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros sem serem obrigadas.

 

Toda escola deveria ter painel permanente de indicações literárias – ele poderia ser físico ou online. Nele, toda a equipa e comunidade escolar poderiam contribuir e receber sugestões de livros. 

 

Abaixo um exemplo de projecto de Leitura na sala de aula e também um exemplo de projecto da Mala Viajante.

 

Projecto de Leitura na sala de aula: alfabetização inicial

 

 

Objectivo(s)

 

  • Refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
  • Accionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde (selecção, antecipação e verificação).
  • Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
  • Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).

 

Conteúdo(s)

 

Leitura na alfabetização inicial.

 

Classe(s)

 

1ª e 2ª

 

Tempo estimado

 

Uma aula de 30 minutos em dias alternados aos de actividades de escrita, durante todo o ano.

 

Material necessário

 

Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).

 

Desenvolvimento

 

1ª etapa 

 

Seleccione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e lê com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da actividade, garanta que saibam o texto de cor.

 

2ª etapa 

 

Informa onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.

 

3ª etapa 

 

Peça que procurem algumas palavras e socializem com o grupo as pistas usadas para encontrá-las. Faça com que justifiquem as escolhas e explicitem o procedimento para descobrir o que estava escrito. Nessas actividades são utilizados textos que já se sabe de cor para antecipar o que está escrito, letras e partes de palavras conhecidas para verificar escolhas.

 

4ª etapa 

 

Uma variação da actividade é entregar as poesias recortadas em versos ou em palavras e pedir que sejam ordenadas. Para dar conta da tarefa, a garotada terá de accionar os conhecimentos que possui sobre o texto, os procedimentos de leitura já adquiridos e utilizar pistas gráficas (letras iniciais, finais etc.).

 

 Avaliação 

 

Registe suas observações sobre a participação dos pequenos: quais foram as pistas utilizadas e como eles justificaram as escolhas. Anota também quais foram as suas intervenções mais importantes para a orientação da turma. Essas observações são fundamentais para o planejamento das actividades que virão a seguir.

 

Flexibilização

 

1ª etapa

O aluno pode levar o texto para casa, pedindo auxílio de leitura aos pais, para que possa se antecipar na memorização dos textos.

 

2ª etapa

Adapta uma prancha de apoio para que o texto fique visualmente acessível. 

 

3ª etapa

Forneça o texto em tamanho amplo para facilitar a indicação das palavras com o dedo. Ajude-o caso ele encontre dificuldade em realizar a tarefa.   

 

Projecto Mala Viajante

 

 

Objectivo(s)

  • Integrar família e escola.
  • Envolver a família nas práticas de leitura.
  • Permitir que o aluno tenha acesso a variados livros.
  • Desenvolver a linguagem verbal do aluno.
  • Encantar e motivar o aluno através do acto de ler.
  • Despertar o gosto pela leitura.
  • Promover a aproximação aluno, escola, família.
  • Ampliar o vocabulário através da leitura de diferentes textos.

 

Conteúdo(s)

 

Alfabetização: leitura de livros através da Mala Viajante

 

Classe(s)

 

1ª, 2ª e 3ª

 

Tempo estimado

 

A Mala Viajante poderá ficar com o aluno no final de semana, leva na sexta-feira e traz na segunda-feira. O importante é administrar bem as entregas para que todos os alunos tenham acesso à mala. Se necessário, confeccionar várias malas.

 

Material necessário

  • Uma mala de plástico decorada com atractivos da leitura.
  • Caixa de lápis de cor.
  • Lápis de escrever.
  • Borracha.
  • Afia lápis.
  • Um livro da escolha do professor para a faixa etária.
  • Ficha de leitura para registo.
  • Ficha com orientações para os pais ou responsáveis.

 

Desenvolvimento

 

O professor disponibilizará na sexta-feira a Maleta Viajante contendo todo material necessário para que o aluno faça a leitura do livro em casa, em companhia dos familiares ou responsáveis.

 

Antecipadamente o professor explicará como funciona a Mala Viajante, sua importância e que todos serão responsáveis por cuidar bem dela.

 

Dentro da Mala Viajante terá uma Ficha de Leitura para ser preenchida após a leitura da história, trabalho este que será feito pelo aluno com acompanhamento dos pais ou responsáveis.

 

Será necessário fazer um programa para que todos tenham a oportunidade de levar a Mala Viajante para casa. Esse processo será administrado conforme a quantidade de alunos e, se necessário, o professor confeccionará várias malas.

 

A Ficha de Orientações esclarecerá toda e qualquer dúvida dos pais ou responsáveis pela criança.

 

 

Ficha de orientações para os pais ou responsáveis

 

 

Ficha de leitura para registo

 

 

 

Modelo de Mala Viajante

 

 

 

Essas são algumas possibilidades para estimular a leitura e torná-la uma grande aliada do processo de alfabetização. São caminhos para garantir que o direito de ler se torne uma realidade em nossas escolas, na vida dos nossos alunos!

 

Fontes:

https://novaescola.org.br/conteudo/12674/blog-de-alfabetizacao-como-estimular-a-leitura-na-alfabetizacao-com-diferentes-textos

https://novaescola.org.br/conteudo/20360/como-estimular-a-leitura-na-alfabetizacao

https://atividadespedagogicas.net/2018/08/projeto-atividades-para-maleta-viajante.html

https://novaescola.org.br/conteudo/6422/leitura-pelo-aluno-na-alfabetizacao-inicial

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari