Aula prática sem laboratório – Isso não é problema!

Postado por inovar 11/07/2022 0 Comentários

Aula prática sem laboratório – Isso não é problema!

 

 

 

Estratégias de ensino-aprendizagem

 

Muitas vezes os professores ficam apavorados por não terem os materiais necessários para ministrar uma boa aula, principalmente aquelas que exigem manipulação de alguns artefactos para que os alunos possam vivenciar o conteúdo que será passado e aprender com a prática.

 

Em todas as disciplinas precisamos de materiais variados para tornar mais clara a compreensão dos alunos sobre os factos. Como, por exemplo, em Matemática os sólidos geométricos, em Geografia os mapas, em História mapas e imagens, em Língua Portuguesa vídeos, livros de poesia, entre outros.

 

 

Para explicar melhor este texto daremos como exemplo Ciências e Biologia, disciplinas as quais os professores têm como suporte o laboratório que enchem os olhos dos alunos. Porém, nem todas as escolas possuem um laboratório apropriado.

 

Neste contexto, alguns professores podem se perguntar se é possível realizar uma aula prática sem laboratório. A resposta é sim, basta apenas usar a criatividade.

 

As aulas em laboratório podem ser muito proveitosas, mas também podemos realizar aulas práticas sem essa estrutura.

 

Muitos professores podem acreditar que a falta de um laboratório apropriado impossibilita a realização de aulas práticas de Ciências e Biologia. Entretanto, essa não é uma verdade, uma vez que diversas actividades podem ser desenvolvidas sem a necessidade de equipamentos como microscópios.

 

Surge então uma pergunta: O aproveitamento da aula será o mesmo?

 

Quando fazemos uma aula prática sempre nos preocupamos em torná-la mais atractiva e, consequentemente, aumentar o interesse do aluno pelo conteúdo ministrado. O que determinará esse resultado, no entanto, não é a tecnologia utilizada, e sim como a aula foi planejada.

 

Imagina, por exemplo, uma escola com laboratório completo com vários microscópios. Na aula sobre célula, o professor leva lâminas prontas e pede para os alunos analisarem o material e, posteriormente, retorna à sala de aula. Em outra escola sem laboratório, um professor estimula seus alunos a construírem uma maquete de células, utilizando massa de modelar, e explica cuidadosamente cada estrutura que está a ser confeccionada.

 

 

Nesse caso, é obvio que o melhor rendimento será daqueles que construíram o modelo e não apenas visualizaram algo pronto. Isso não significa, porém, que o laboratório seja ruim, e sim que é possível ter aulas boas sem laboratório. Realizar uma aula no laboratório sem um planejamento adequado torna-se, muitas vezes, ineficaz.

 

Para ter práticas proveitosas, é necessário preparar e aplicar a metodologia correctamente, e isso é válido tanto para professores que contam com laboratório como para aqueles que não possuem esse recurso. Sem planejamento e objectivos bem delimitados, qualquer aula prática pode tornar-se improdutiva.

 

Outra pergunta intrigante: O que eu posso fazer fora do laboratório?

 

Mesmo sem laboratório, é possível, por exemplo, criar maquetes e analisar alguns materiais, tais como folhas, flores e frutos em aulas de Botânica. Nas aulas de anatomia comparada, o mesmo processo pode ser feito para analisar órgãos de animais, como fígado, rim, pulmão e coração de suínos ou de bovinos.

 

 

Veja a seguir algumas ideias interessantes para aplicar em sala de aula sem o uso de laboratórios:

  • Acompanhamento da decomposição de organismos;
  • Visualização de amido e glicose;
  • Análise da anatomia do coração e do rim;
  • Visualização de moluscos;
  • Observação da folha das angiospermas;
  • Extrair DNA;
  • Observar comportamento de minhocas;
  • Verificar a importância do cálcio para os ossos;
  • Construir um insetário;
  • Estudar anatomia dos peixes.
  •  

Esses são apenas alguns exemplos, e é claro que o professor pode criar diferentes aulas que se adequem à sua realidade e ao seu conteúdo. O importante é ter em mente que mesmo em locais com menos recursos é possível ministrar aulas diferentes, divertidas e extremamente proveitosas.

 

Use a criatividade e boa aula!

 

Fonte:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/e-possivel-realizar-aula-pratica-sem-laboratorio.htm

Texto adaptado por: Profª Eliane Aparecida Zulian Delázari