Desafio: como tornar as aulas mais interessantes – adapta as ideias à tua turma

Postado por inovar 02/04/2024 0 Comentários

Desafio: como tornar as aulas mais interessantes – adapta as ideias à tua turma

 

 

 

Um desafio constante dos professores é conseguir fazer um planejamento de aulas que consiga manter a atenção e o envolvimento dos alunos durante todo o período lectivo.

 

Já se foi o tempo em que os alunos iam para escola receber um mundo de informações, faziam deveres, o professor os corrigia e por aí se encerrava a relação com o conhecimento. Isto é, se é que um dia esse modelo existiu. Ir à escola é mais que cumprir tarefas e deveres, é o momento que o aluno tem para se relacionar, discutir ideias e fazer suas descobertas.

 

O professor tem um papel social no processo de aprendizagem de seus alunos. Ele é um orientador que vai ajudá-los a se tornar críticos e descobrir suas habilidades e limitações. Para prender a atenção desses jovens e, consequentemente, lhes passar conhecimento, é preciso construir uma relação saudável com cada um, de maneira “personalizada”.

 

Afecto, segurança e bom humor podem levar o aluno a se interessar mais pela escola. E, sem dúvidas, a boa relação entre professores e alunos já é um factor de motivação. Conhecer seus alunos permite que os professores planejem melhor suas aulas, afim de alcançar a cada um individualmente, mesmo quando está em um ambiente colectivo.

 

Saber o que os alunos pensam de você e do teu método de dar aula pode ajudar a melhorar teu lado profissional e auxiliá-lo nas mudanças em teus métodos. A sala de aula é um espaço de trocas de informações e experiências entre alunos e professores.

 

Algumas dicas são sempre bem-vindas. Compartilhar ideias faz com que o professor também aprende ao ensinar. Veja:

 

 

Ouve teus alunos: Conhecer os interesses de teus alunos te ajuda a preparar aulas pelas quais eles se interessem. Ao ouví-los e questioná-los você descobre como fazer teu conhecimento chegar até eles.

 

Aulas interactivas: Você possui o conhecimento didáctico, mas certamente teus alunos também têm algo a agregar em cada aula. Envolve-os com o conteúdo e propõe interacções durante a aula, seja através de perguntas, jogos, grupos de discussões etc.

 

Actualidades: O mundo está conectado e uma notícia corre os quatro cantos em questão de segundos. Por que não levar esses assuntos para sala de aula?

 

Movimenta os estudantes: Ninguém merece ficar horas sentado. Propõe actividades práticas que façam os alunos se movimentarem, isso torna as aulas mais divertidas e interessantes.

 

Resumo da aula: Ao fim de cada aula propõe, de forma criativa, que os alunos façam um resumo do que foi visto. Assim, além de chamar a atenção deles para o que você fala, é possível avaliar o nível de conhecimento de cada um.

 

Foco no Aluno: As aulas devem ser planejadas e pensadas para o aluno – e não na matéria a ser dada. O professor deve ser um facilitador do aprendizado, e não o doador de todo o conhecimento. Ensina teus alunos a pensar de forma crítica.

 

Sem ameaças: Ameaçar o aluno com notas ou expulsão não mostra a autoridade do professor: o coloca atrás do sistema, e o aluno pode até mesmo perder seu respeito.

 

Respeito: A relação de respeito deve partir de ambas as partes. Tanto o aluno precisa conhecer os limites do professor quanto o professor, o do aluno.

 

Acordo de boas práticas: Já ouviu a expressão “O combinado não sai caro?”. Pois bem: ela se aplica bem à sala de aula. Faz acordos com teus alunos; assim, se eles passarem dos limites você poderá fazer tuas exigências.

 

Inova: Assim como cansamos de uma rotina de trabalho, os alunos também se cansam da sala de aula. Inova na sua forma de passar o conteúdo, seja através de vídeos, histórias, realidade aumentada ou qualquer outra ferramenta que possa surpreendê-los de maneira positiva.

 

O importante é propor que os alunos criem coisas. Algumas dicas:

 

 

1. Mapas mentais

 

Propor que os alunos criem mapas mentais do conteúdo que está a trabalhar é uma óptima opção. Com os mapas, é possível visualizar as relações entre os diferentes pontos estudados dentro de um determinado eixo estudado. É possível que eles sejam feitos em grupos.

 

2. Situação problema

 

Outra actividade interessante é a resolução de situações problema pelos alunos, também em grupo. Separa a turma em três ou quatro grupos que devem lidar com a resolução de um problema que conecta o conteúdo aprendido com uma questão vivida no cotidiano da cidade ou do país. Depois, pede que os grupos apresentem os resultados para a turma.

 

3. Inversão de papéis

 

Uma outra alternativa é, depois de contextualizar o início de um capítulo ou secção a ser estudado, propor que grupos preparem aulas de subtópicos a serem explorados sobre determinado conteúdo. Ter que ensinar aguça a necessidade de fixação do conteúdo pelos alunos. Revisa o plano de aula feito pelos alunos e auxilia na exposição no dia da “aula”.

 

 

4. Abraça as tecnologias

 

Como sempre dizemos, é preciso quebrar o preconceito em relação às novas tecnologias. É preciso que o professor se conecte às linguagens mais exploradas pelos seus alunos. As opções são muitas:

 

  • Cria um blog da tua disciplina e pede que os alunos comentem questões por lá.
  • Cria um grupo de discussões no Facebook e esteja disponível para tirar dúvidas no Whatsapp.
  • Propõe que os trabalhos em grupo aconteçam em plataformas online em que várias pessoas podem trabalhar ao mesmo tempo, como o Google Docs – onde você inclusive pode acompanhar os comentários e as interacções entre os alunos.
  • Pede que teus alunos revisem verbetes em enciclopédias colaborativas, como a Wikipedia.

 

 

5. Explora novas plataformas e aplicativos

 

Explora novas plataformas de produção visual de conteúdo, como Prezi (para slides diferenciados) e GoCongr (onde é possível fazer mapas mentais e apresentações as mais diversas). É possível inclusive encontrar e compartilhar materiais produzidos por outros profissionais.

 

6. Altera a configuração da sala

 

É clássico, mas não custa lembrar. Mudanças no posicionamento das carteiras dos alunos são sempre boas opções para mudar as interacções entre os alunos e dos alunos com o professor.

 

De acordo com a actividade, explora a formação em círculo (que torna o ambiente mais democrático), em duplas, e grupos de três ou quatro alunos.

 

Explora também os ambientes da escola. Leva os alunos para fazerem exercícios no pátio, na biblioteca. Aproveita o laboratório de computadores, se a instituição o tiver.

 

7. Seja interdisciplinar

 

Busca mostrar para os teus alunos que o conteúdo trabalhado na disciplina que você ministra não está isolado dentro de uma caixinha específica. Isso contribui para ele criar conexões mais sólidas entre o que aprende e o mundo fora dos muros da escola.

 

Mas um bom começo se dá justamente com o diálogo entre o conteúdo ministrado com os de outras disciplinas. Boas misturas clássicas é o que não falta: química e biologia, física e matemática, literatura e línguas estrangeiras, geografia e história, literatura e história…

 

Conversa com os teus colegas professores para tentar sincronizar a exposição de determinados conteúdos comuns ao longo do semestre. Não é preciso que elas ocorram sempre, mas outra opção interessante é fazer aulões em conjunto de duas ou mais disciplinas. Você e o outro professor podem combinar uma tarde, uma vez por bimestre, por exemplo, para tratar conteúdos em comum.

 

8. Sinta a turma

 

Todo o planejamento feito antes do início do semestre deve ser analisado com atenção a partir da forma como a turma para a qual você está ministrando a disciplina se comporta.

 

Às vezes será necessário ir mais devagar e ser mais detalhista nas explicações. Outras vezes, é possível “correr mais” com o programa e avançar nos desdobramentos daquilo que está a ensinar. Alguns grupos toleram mais tempo de exposição oral, em outros, a fixação do conteúdo se dá com a realização de exercícios em sala de aula…

 

E é claro, esse ritmo tende a variar muito durante o semestre. Os alunos tendem a estar com mais energia e disposição nos primeiros meses de aula.

 

Professor, não esqueça:

 

É preciso ter mais opções para prender a atenção no final da disciplina. Por isso, ainda que esse seja um momento importante para criar empatia com a turma, não utiliza todas as tuas fichas no começo do curso.

 

A implementação dessas estratégias, certamente, pode transformar significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos, tornando as aulas divertidas e interessantes para todos.

 

Fontes:

https://provafacilnaweb.com.br/blog/planejamento-de-aulas-como-criar-aulas-mais-atrativas/

https://provafacilnaweb.com.br/blog/como-melhorar-a-construcao-de-conhecimento-em-sala-de-aula/

https://educacional.com.br/artigos/dinamica-na-sala-de-aula/

https://diarioescola.com.br/aulas-mais-divertidas-e-interessantes/

Texto adaptado por: Profª Eliane Aparecida Zulian Delázari