Letramento matemático: vamos conhecer?

Postado por inovar 03/03/2023 0 Comentários

Letramento matemático: vamos conhecer?

 

 

 

Você já ouviu falar em letramento matemático?

 

Normalmente, o conceito de letramento aparece associado ao processo de alfabetização, indo além do simples aprendizado da leitura e da escrita para uma utilização mais completa, crítica e que faça sentido no dia-a-dia do aluno.

 

Nas turmas do ciclo de alfabetização há uma grande preocupação em trabalhar a leitura e escrita, pois é necessário dar conta da construção do sistema de escrita. Dessa forma, muitas vezes, o olhar para a Matemática fica em segundo plano, o que pode ser um erro, pois o letramento matemático vai além das operações básicas e resolução de problemas e, assim, assume um papel mais prático no cotidiano da criança. O importante é trabalhar o letramento matemático concomitante ao aprendizado da leitura e escrita.

 

O que é o letramento matemático?

 

Letramento matemático é a capacidade de compreender e aplicar conceitos matemáticos de forma prática, no mundo moderno, com o objectivo de satisfazer as necessidades do indivíduo e resolver problemas da vida real. 

 

Ele também é conhecido como alfabetização matemática, o que faz todo sentido se olharmos para a matemática como uma linguagem ou forma de ler o mundo.


Como o letramento matemático auxilia na aprendizagem?

 

O letramento matemático é muito importante porque ele oferece uma visão mais ampla do ensino e aprendizagem da matemática, ajuda o aluno a entender melhor os conceitos de forma prática e aplicada à realidade.


Assim, quando o conceito de divisão (ou fração), por exemplo, é explicado como “eu tenho 20 laranjas, e se der metade para meu amigo, com quantas eu fico?”, o aluno consegue enxergar de um modo mais concreto a aplicação da matemática em sua vida.

 

 

O ensino amplia as chances de aprendizado dos alunos quando:

  • Os conceitos podem ser trabalhados por meio de representações alternativas.
  • Os alunos têm a oportunidade de investigar.
  • As tarefas são apresentadas antes da explicação de como resolvê-las.
  • Há componentes visuais.
  • Existe um equilíbrio entre acessibilidade e dificuldade nos exercícios.
  • Os alunos são motivados a argumentar de forma completa para convencer seus colegas a respeito de uma ideia.

 

Quais são as principais competências do letramento matemático?

 

As competências matemáticas estão reunidas em três grandes blocos, nos quais o aluno precisa apresentar uma série de capacidades e saber como usá-las de forma simultânea.


Reprodução: Neste grupo de competências, o aluno deve possuir as habilidades necessárias para compreender os conceitos básicos matemáticos e saber como reproduzir conhecimentos já exercitados, reconhecer e representar equivalências, memorizar propriedades matemáticas, entre outras habilidades.

 

Conexão: Este bloco de competências engloba as capacidades necessárias para integrar informações e conectar conhecimentos matemáticos com o objectivo de resolver problemas simples. Ou seja, o aluno deve ser capaz de estabelecer conexões, usar seus conhecimentos em matemática, adequadas a diferentes situações e objectivos.

 

Reflexão: Finalmente, as competências relacionadas neste grupo devem ser usadas pelo aluno de maneira crítica, promover a análise e reflexão diante de situações rotineiras com a aplicação da matemática.


Ou seja, mais que resolver problemas, o aluno precisa saber como propor soluções, expressar seu raciocínio e entender a matemática como ciência, apresentar argumentos que envolvam demonstrações e generalizações.

 

 

Quais capacidades são desenvolvidas com o letramento de matemática?

 

Saber contar de um até dez ou mostrar com os dedinhos a idade é algo que as crianças fazem desde cedo. Porém, este contacto com a matemática é muito mais embasado na repetição do que na compreensão.


Ao longo do tempo, com foco no letramento matemático, o aluno passa a desenvolver uma série de capacidades:

  • Raciocínio
  • Argumentação
  • Solução de problemas
  • Representação
  • Comunicação
  • Modelagem
  • Utilização de linguagem simbólica, técnica e formal
  • Utilização de instrumentos matemáticos


Mas, e na prática? Como trabalhar de 1ª a 6ª classe?

 

 

1. Promova um ambiente propício à aprendizagem

 

Precisamos criar um ambiente problematizador que permita a aprendizagem matemática. Isto é, criar um espaço pautado no diálogo, nas trocas e nas interacções – com a mediação do professor.

 

Nesse trabalho é essencial valorizar as falas dos alunos e questionar não somente as respostas inadequadas, mas também as correctas. O importante é estimular a problematização, argumentação e reflexão da Matemática.

 

Evidente que isto não acontece de uma hora para outra, é resultado de reflexões sobre a prática. Precisamos muitas vezes de um parceiro mais experiente com quem discutir, pode ser tanto um colega como alguém da equipa gestora. Seja quem for, esteja aberto para este movimento e procura buscar subsídios para torná-lo uma prática diária.

 

2. Organiza o espaço físico da sala de aulas

 

Isso envolve a organização das carteiras em grupos e/ou duplas (a depender da proposta) e disponibilizar materiais manipuláveis, de contagem e outros tipos de materiais que contenham informações matemáticas tais como panfletos, propagandas de supermercados, entre outros.

 

Não podemos esquecer do calendário, da recta numérica e do quadro de números. Estes não podem estar apenas fixados na parede, mas devem ser utilizados nas actividades.

 

3. Tenha intencionalidade pedagógica nas suas actividades

 

Para tal, é essencial ter um planejamento detalhado de quais habilidades e conteúdos serão trabalhados bem como as estratégias a serem utilizadas.

 

Esteja atento às necessidades dos alunos, apura o olhar para analisar avaliações diagnósticas e processuais e regista (por escrito, vídeos ou fotos) o que foi observado no cotidiano da turma.

 

4. Tenha um planejamento semanal

 

Faz um semanário e nele coloca o que e o como trabalhar os conteúdos referentes à Matemática como também os referentes às demais áreas do conhecimento.

 

A partir do conteúdo, detalha as etapas, as questões e intervenções a serem feitas. Ao final da semana, regista as observações que irão ajudar a pensar a semana seguinte para dar continuidade aos avanços dos alunos. 

 

5. Valorização da leitura e escrita nas aulas de matemática

 

Na alfabetização da língua escrita é crucial o trabalho com diferentes géneros textuais. Na alfabetização matemática não é diferente.

 

Por isso, apresenta diversos tipos de textos que contenham informações matemáticas – por exemplo, que tragam porcentagens, tabelas, gráficos, algarismos romanos, números na forma decimal, na forma fracionária, entre outros. A exploração desses materiais permitirá que, com o passar do tempo, os alunos tornem-se críticos e sejam capazes de interpretar esses dados quando aparecerem nas suas leituras.

 

Por sua vez, a escrita matemática representada pelo registo matemático também precisa estar presente: seja por meio de representações pictográficas (desenhos), tabelas, gráficos, listas, estratégias e produção de regras de jogos, resolução de problemas, dentre tantas outras possibilidades. No começo, quando os alunos ainda estão no início do processo de alfabetização, o professor pode ser o escriba.

 

6. Garanta a socialização das aprendizagens matemáticas

 

Seja um jogo, um trabalho em grupo ou uma actividade individual, o momento de socialização das estratégias utilizadas precisa estar presente nas aulas uma vez que permita a troca de ideias matemáticas. Após essa conversa, proponha que elaborem um texto colectivo da actividade realizada e o que descobriram. Na 1ª classe, o professor pode ser responsável por escrever a partir do que as crianças ditam – esse exercício possibilita que estejam em contacto com a escrita.

 

Como trabalhar o letramento matemático na Educação Pré-Escolar?

 

 

O letramento matemático está dividido em conteúdos distintos, que funcionam como objectos de conhecimento necessários para alcançar os objectivos propostos na Educação Pré-Escolar.

 

Eles ajudam a explorar as competências das crianças de forma organizada, apresentar actividades práticas que envolvam os alunos na resolução de problemas, em vez de apenas resolver exercícios que não têm ligação com a vida escolar ou cotidiana.

 

Para os alunos aprenderem a discutir soluções e pensar criticamente a matemática, é fundamental que o professor assuma o papel de mediador e orientador do conhecimento, de maneira flexível e, incentivar o debate, argumentação e contextualização do conteúdo.


1. Quantidade

 

Esta é uma ideia tão presente em nossa vida que às vezes nos esquecemos de como ela é puramente matemática. Afinal, precisamos quantificar as coisas para organizar todo nosso modelo de mundo e sociedade.

 

Alguns aspectos importantes relacionados à ideia de quantidade são o uso de números para representar quantidades, reconhecimento de padrões numéricos, compreensão de tamanho relativo e capacidade de realizar contagens.

 

2. Mudança e relações

 

Tudo em nosso mundo está em constante mudança: a criação de uma vida, a transformação de uma criança em um adolescente, as estações do ano, fases da lua, alterações climáticas, preço dos combustíveis, taxas de juros…

 

Mais que um pensamento filosófico, este é um conceito matemático, já que muitos destes processos envolvem funções lineares, exponenciais, periódicas ou logísticas, por exemplo. 

 

Em sala de aulas, pode ser trabalhado as relações entre as cédulas e moedas angolanas e compor e decompor valores. É interessante também usar imitações do dinheiro, os alunos aprendem a estabelecer uma relação prática com o cotidiano.


3. Espaço e forma

 

Essa é mais uma ideia matemática fundamental para compreendermos o mundo, e que faz parte da vida de todas as pessoas. Ela é primordial para entendermos o espaço ao nosso redor e as formas das coisas.

 

Para compreender espaço e forma, o aluno precisa encontrar diferenças, semelhanças e padrões, além de reconhecer formas em diferentes dimensões e representações. Em outras palavras, significa ter consciência de como vemos o mundo e por que o fazemos assim.


Para trabalhar isso de forma prática, nada melhor do que colocar a mão na massa. Ou melhor: na massinha! Usar massa de modelar para construir objectos geométricos é uma excelente maneira de conhecer e estabelecer comparações entre os sólidos.


4. Indeterminação ou probabilidade


Nos últimos tempos saber colectar e analisar dados é uma competência cada vez mais importante, principalmente em relação a processos de tomada de decisão. Neste cenário, estatística e probabilidade são dois conceitos matemáticos fundamentais.


Esta relação entre dados e possibilidade está compreendida justamente na ideia de indeterminação, tão presente no nosso cotidiano. Basta verificar a previsão do tempo para entender melhor este assunto. 

 

Em sala de aulas, o pensamento probabilístico pode ser trabalhado através de algarismos de 1 a 9 (ou mais, depende da série escolar) para realizar sorteios, em um tipo de bingo, e registar o que pode acontecer a cada rodada.

 

 

E para concluir...

 

Actualmente, o ensino da matemática deve abranger bem mais que fórmulas, conceitos e conjuntos numéricos. Afinal, a matemática é muito mais. É uma forma de ver o mundo e compreender tudo ao nosso redor, das manifestações naturais às variações de preços nos supermercados.

 

É papel do professor mostrar para os alunos a real função da disciplina no mundo, e como ela contribuiu e contribui para nossa evolução, do raciocínio lógico às tecnologias digitais.


Por esta razão, entender o que é Letramento Matemático torna-se cada vez mais importante, pois ajuda os alunos a aprenderem de forma prática e, também conectam conceitos abstractos a problemas reais dos seus cotidianos.


Ao aproximar conceitos e conjuntos numéricos da realidade do aluno, o letramento matemático actua como um instrumento para que o aluno deseje aprender mais e entenda a matemática como algo útil, interessante e prazeroso de aprender.


Fontes:

https://www.kumon.com.br/blog/matematica/letramento-matematico/

https://novaescola.org.br/conteudo/20971/por-onde-comecar-a-alfabetizacao-matematica

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari