Não tema, matemática não é um problema!

Postado por inovar 05/09/2022 0 Comentários

Não tema, matemática não é um problema!

 

 

 

O ensino da matemática para essa nova geração está cercado de desafios, os quais os professores precisam dar conta, tais como desenvolver competências, despertar o interesse dos alunos, romper os paradigmas de que a matemática seja difícil e lidar com a tecnologia em sala de aula. A seguir algumas dicas principais para vencer esses desafios educacionais e fazer com que os jovens aprendam desde criança a importância da matemática.

 

Qual a importância de ensinar matemática para crianças?

 

É durante o período da Educação Pré-Escolar que teu filho constrói a base dos conhecimentos matemáticos que levará para a vida.

 

 

Este repertório é importante não só para o aprendizado da matéria no futuro, mas também para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, criatividade e raciocínio lógico. É justamente nesta fase que estas capacidades devem ser estimuladas.

Uma maneira de solidificar estes pilares é trabalhar de modo lúdico a construção do conhecimento, desde cedo. Quando a matemática é exercitada somente no Ensino Primário, a criança tem mais chances de passar por dificuldades de aprendizagem e em toda a vida escolar.

Porém, quando é feito o caminho contrário e estes conceitos são trabalhados correctamente desde a Educação Pré-Escolar, abrem-se as portas para um melhor desenvolvimento intelectual, social e emocional.

 

Em quais pontos a matemática influencia no desenvolvimento da criança?

 

 

 

Aspecto cognitivo

 

A matemática para crianças tem importância essencial no desenvolvimento integral das capacidades e habilidades cognitivas. Na Educação Pré-Escolar, ela tem papel fundamental no aprimoramento do raciocínio lógico e da criatividade.

Explorar ideias relacionadas a padrões, formas, números e espaço é primordial para ampliar as capacidades perceptivas e motoras para o pleno desenvolvimento do teu filho.

 

Autonomia

 

A matemática para crianças trabalha algo com que elas viverão para sempre, inclusive fora da escola.

Ao abordar conceitos matemáticos desde cedo, teu filho aumenta a capacidade de resolver problemas, desenvolve o pensamento crítico, aprende a argumentar, questionar e tomar decisões. Em outras palavras, dá os primeiros passos para a construção da própria autonomia.

 

Raciocínio lógico

 

O desenvolvimento da matemática está intimamente relacionado ao aperfeiçoamento do raciocínio lógico.

Quando a criança é exposta a conceitos matemáticos simples, como identificar padrões, por exemplo, o cérebro aprende a perceber similaridades, diferenças e repetições.

Estes aprendizados vão bem além da matemática, e são mais usados do que você imagina. Eles estão presentes na maneira como teu filho define o grupo de afinidade ou como organiza as roupas no armário.

 

Resolução de problemas

 

Não tem jeito: desde muito pequenos até a vida adulta, lidamos com situações diárias que precisam ser resolvidas.

Elas podem ir das mais simples às mais complexas. Do melhor horário para pegar a estrada até o cálculo dos juros de um empréstimo para comprar uma casa.

Em todas elas, é necessário questionar, compreender a situação e utilizar as informações que temos para pensar em soluções.

Para resolver estas questões usamos habilidades socioemocionais, como a capacidade de argumentar e a inteligência emocional. E, claro, a matemática, com habilidades como o cálculo mental, por exemplo. 

 

Autoconfiança

 

Ensinar matemática para crianças desde pequenas é uma ferramenta poderosa para formar adultos mais autoconfiantes.

Com esta base sólida de conhecimentos, eles lidam melhor com as novidades e avanços da tecnologia, conseguem argumentar com mais assertividade e têm mais segurança para tomar decisões.

 

Formas divertidas para ensinar a matemática para crianças

 

 

 

Ensinar matemática para crianças é mais que trabalhar os números: é estimular as habilidades cognitivas e o raciocínio lógico.

Desde pequeno, seu filho compreende as relações matemáticas, mesmo sem perceber. Basta olhar ao seu redor. A matemática está presente em tudo: nas formas geométricas, quantidades, distâncias e conjuntos.

Pode não parecer, mas brincar com blocos ou correr na areia são exercícios de matemática para crianças.

Mesmo assim, é comum ver muitos pequenos com dificuldades nesta disciplina. Por que será que isso acontece?

Uma das principais razões é que, quando se começa a aprender matemática, a criança não vê sentido prático no que está a estudar. Por isso, começar a abordar os conceitos matemáticos na Educação Pré-Escolar é tão importante.

Quando a matemática é trabalhada de maneira inadequada na infância, tem grandes chances de se tornar um problema durante toda a vida escolar.

Porém, incluí-la no cotidiano do aluno é mais simples do que parece. Observa teu filho por alguns minutos e percebe como ele usa a matemática enquanto brinca, para calcular distâncias e compreender conceitos como para cima, para baixo, para a frente e para trás.

É assim que a matemática para crianças deve ser ensinada: como uma ferramenta para interpretar o mundo em que vivemos. Ela está nos jogos, na música, na arte, nas brincadeiras e na maneira como o pensamento é organizado.

Mais que ensinar matemática para crianças, é preciso encorajá-las a ter prazer e curiosidade em aprender.

 

 

Jogos: Um dos objectivos da matemática é resolver problemas. E não estamos falando somente de problemas numéricos, mas situações que necessitam de raciocínio. Para as crianças estas situações são representadas por jogos e brincadeiras. Elas podem ir desde os tradicionais ábaco, cubo mágico e amarelinha (macaca), até jogos como dominó, tangram, torre de Hanói e tabuleiro imantado. Esta abordagem lúdica ajuda teu filho a enfrentar desafios, buscar soluções, criticar, criar estratégias e ter atitude. Também é uma maneira de tornar a matemática divertida para crianças, fazendo com que permaneçam mais tempo focadas, tenham mais interesse nos estudos e prazer em aprender.

 

 

Bingo infantil: O bingo para crianças não é muito diferente do que você já conhece. O objectivo é completar todos os números de uma fileira ou de toda a cartela e ter o prazer de gritar BINGO! Há muitas opções por aí, desde as desenvolvidas especialmente para as crianças como as de adultos, que podem ser simplesmente adaptadas com a tua imaginação. Que tal usar contas coloridas, lantejoulas ou jujubas (rebuçados) para marcar os números? Além de divertida, a matemática para crianças também pode ser bem gostosa!

 

 

Palitinhos: Há muitos anos, essa brincadeira simples é sucesso entre crianças do mundo todo. Para começar basta reunir dois ou três amiguinhos e dar três palitos para cada um deles. Eles escondem as mãos nas costas e seguram quantos palitos quiserem, ou nenhum. Cada participante deve dizer quantos palitos acha que todos juntos vão mostrar. Ao mostrar a resposta, a matemática para crianças entra em acção e todos exercitam a sequência numérica, adição e subtracção.

 

 

Quebra-cabeça: Quebra-cabeças trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças. Este tipo de jogo trabalha o raciocínio lógico e a resolução de problemas. A criança precisa criar uma estratégia, testar hipóteses e exercitar a geometria para conseguir montar toda a figura.

 

 

Jogo da memória: Além da memória (claro) esta é uma excelente forma de exercitar a concentração, o foco e estimular novas técnicas de memorização. Após embaralhar todas as cartas, disponíveis em pares, elas devem ser colocadas com a face para baixo sobre a mesa. Cada jogador vira duas cartas. Se forem iguais, fica com elas. Se não, recoloca-as no lugar e passa a vez. Ganha quem tiver mais pares. 

 

 

Dominó: O jogo de dominó é mais complexo do que parece! Do ponto de vista dos benefícios que envolvem a matemática para crianças, ele trabalha o raciocínio lógico por meio de regras, operações, levantamento e testagem de hipóteses.

 

 

Cubo mágico: O cubo mágico, ou cubo de Rubik, é conhecido no mundo todo. Trata-se de um quebra-cabeça em três dimensões, com uma cor em cada face. Parece fácil, mas você sabia que a combinação de suas peças 3x3 possibilita quarenta e três quintilhões de resultados errados e apenas um correcto? Para resolvê-lo, é preciso trabalhar a sequência de movimentos correcta. No campo da matemática, podemos dizer que é um algoritmo. É difícil e nem todo mundo consegue resolver, mas com certeza será um ótimo desafio para despertar a curiosidade pela matemática para crianças.

 

 

Vídeos: A tecnologia pode ser uma grande aliada do ensino de matemática para crianças. Jogos, aplicativos e vídeos são divertidos e ajudam a aprender. Tudo com moderação, é claro! Muitos deles trabalham conceitos pré-aritméticos, ou seja, que serão necessários para aprender matemática do zero. Aqui estamos a falar de tamanhos, como grande e pequeno, de comparações, como igual ou diferente, e de posições no espaço, como em cima, embaixo ou ao lado. Além disso, as plataformas de streaming estão repletas de vídeos animados coloridos e interessantes em suas secções infantis que ajudam a aprender os números, contar, somar e subtrair.

 

 

Música: Crianças adoram músicas, principalmente quando as cantigas têm gestos e coreografias. Ainda bem, porque esta é uma óptima forma de ensinar matemática para crianças, além de contribuir com o desenvolvimento infantil! Quem não lembra de músicas como “1, 2, 3 indiozinhos”, “1, 2, feijão com arroz” e “1 elefante incomoda muita gente, 2 elefantes incomodam muito mais”? A música desenvolve habilidades úteis para compreender conceitos matemáticos como noção de tempo, regularidades, sequências e padrões. Por exemplo: para cantar, seu filho precisa memorizar uma sequência de ritmos e letras. Esta habilidade, chamada de seriação, é um dos 7 processos mentais básicos para aprender matemática.

 

Como trabalhar matemática em casa com teu filho

 

 

 

Muitos pais acreditam que ensinar matemática para as crianças é função dos professores e só! Não porque não achem importante, mas porque só de falar em matemática muitas pessoas já se arrepiam, pois acham essa uma das disciplinas mais difíceis da escola. Mas não precisa ser assim, ensinar matemática para as crianças como parte do dia-a-dia dela, vai ajudá-la a assimilar melhor os conceitos aprendidos na escola. E isso vai se reflectir em seu futuro, sem que a disciplina seja encarada de forma negativa. A seguir algumas brincadeiras e actividades para ensinar matemática de forma leve e divertida para as crianças em casa.

 

Desenho e colagem: Trabalhar com espaço e forma ajuda a criança a identificar objectos, figuras e contornos. O desenho é uma actividade rica para isso, pois pode representar a realidade no papel e utilizar diferentes materiais (tinta, massinha de modelar, areia, argila, algodão, etc). Outra actividade importante é a construção de maquetes: a criança explora o espaço ao redor e, progressivamente, descobre profundidades, analisa objectos, formas, dimensões e organiza mentalmente seus deslocamentos.

 

Quebra-Cabeça: Um jogo de quebra-cabeça é excelente para desenvolver a habilidade matemática desde cedo. Os jogos mais básicos ensinam raciocínio espacial e os mais elaborados ensinam formas e tamanhos. As crianças também usam habilidades como sequência e ordenação para agrupar as peças.

 

Blocos de construção: De acordo com a idade, podem ser blocos planos de papelão, aqueles de madeira, os de plástico ou os conhecidos como “Legos”, mas construir e organizar estruturas com qualquer peça exige matemática básica, habilidades de engenharia e geometria. Para fazer a ideia acontecer, as crianças usam tamanho, forma e sequência!

 

Jogos de tabuleiro: Jogos simples e populares têm grande potencial de ensinar matemática às crianças. Jogo da velha, damas e xadrez, por exemplo, ensinam estratégia e lógica. Outros que envolvem dinheiro de mentira, por exemplo, ensinam matemática avançada e gerenciamento de valores. Batalha naval é outro que merece destaque: o jogador dispõe de uma área dividida em quadrantes ou regiões demarcadas, onde ele deve posicionar vários objectos dentro daquele espaço, aprendendo sobre noções de espaço, geometria, tamanhos, proporções.

 

No mercado e na organização do lar: A lista de compras da semana oferece uma infinidade de oportunidades de aprendizado. Na secção de frutas e verduras do mercado, por exemplo, as crianças podem aprender sobre pesos, medidas e comparações. Os pais podem fazer perguntas e explicar os conceitos de forma concretas. Exemplo: “Quantas maçãs são necessárias para formar um quilo?”. As crianças também podem praticar conhecimentos de matemática básica: adição, subtracção, divisão, multiplicação e estimativa. No mercado ou em casa, vale conversar sobre quanto foi gasto, quanto sobrou, quantas refeições é possível preparar com os ingredientes comprados.

 

No computador: Jogos do tipo labirinto, de explorações, tesouros escondidos, construção ensinam as crianças os conceitos de sequência, tamanho, geometria e contagem.

 

Gerenciar a mesada: Uma das melhores maneiras de ensinar teu filho a desenvolver habilidade para gerenciar dinheiro é dando mesada ou semanada. Explica, claro, que o dinheiro deve ser usado com sabedoria para comprar coisas que sejam necessárias ou desejáveis.

 

Receitas: Existe muita matemática escondida na cozinha! As crianças podem ler uma receita e entender a medida ou quantidade dos ingredientes necessários para fazer. Podem também modificar a receita, usar divisão ou multiplicação para fazer uma porção maior ou menor, também um excelente meio de fixar melhor seu conhecimento sobre fracções!

 

Conta as frutas: Antes de chegar na cozinha propriamente dita, a brincadeira pode começar com frutas na hora do lanche, assim passa a desenvolver capacidades importantes como: memorização, imaginação, noção de espaço, percepção e atenção. Uma ideia é desenhar círculos num guardanapo de papel e colocar pedaços de maçã, uvas e outras frutas cortadas. Conforme a criança estiver a comer, pode contar as frutas, as partes, falar dos formatos e etc.

 

Dados: Qualquer brincadeira com dados envolve matemática! Um jogo simples de fazer com crianças maiores: usa dois dados. Cada jogador deve arremessá-los ao mesmo tempo. Ganha quem, em dez rodadas, conquistar 10 pontos mais vezes. Se o resultado for maior que 10, indica quantos pontos fez a mais. Caso ao contrário, quantos faltaram.

 

As disciplinas das áreas de exactas são as que os alunos apresentam mais dificuldades. Isso está associado à forma como essas matérias são ministradas, pois não estão a vincular o conteúdo com as actividades cotidianas das crianças. Além dos professores, mães e pais também precisam estar presentes nessa fase, devem estimular o aprendizado no dia-a-dia e procurar novas formas de ensinar matemática para crianças.

 

Fontes:

https://www.kumon.com.br/blog/matematica-para-criancas/

https://leiturinha.com.br/blog/10-atividades-para-ensinar-matematica/

Texto adaptado por: Profª Eliane Aparecida Zulian Delázari