O professor se forma na escola: por Antonio Nóvoa

Postado por inovar 07/02/2022 0 Comentários

O professor se forma na escola: por Antonio Nóvoa

O especialista português garante que para aperfeiçoar a prática pedagógica o melhor caminho é debater com os colegas. Segundo Nóvoa, o educador que acaba de se formar não pode ficar com as piores turmas nem ser alocado nas unidades mais difíceis, sem acompanhamento.

 

Nóvoa, um dos maiores especialistas mundiais em formação de professores, defende que manter-se actualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão de educador. Concluir o Magistério ou a Licenciatura é apenas uma das etapas do longo processo de capacitação que não pode ser interrompido enquanto houver jovens querendo aprender.

 

Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Internacional de História da Educação, ele garante que o melhor lugar para aprender a leccionar melhor é a própria escola. "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas", diz ele. Nóvoa afirma ainda que a bagagem teórica terá pouca utilidade, se você não fizer uma reflexão global sobre sua vida como aluno e como profissional. 

 

Actualmente a formação dos professores é apontada por muita gente como uma das principais responsáveis pelos problemas da educação. Para Nóvoa, embora tenha havido uma verdadeira revolução nesse campo nos últimos vinte anos, a formação ainda deixa muito a desejar. Existe uma certa incapacidade para colocar em prática concepções e modelos inovadores. As instituições ficam fechadas em si mesmas, ora por um academicismo excessivo ora por um empirismo tradicional. Ambos os desvios são criticáveis.

 

Sabemos que as práticas de ensino mudam, porém existe a necessidade de acompanhá-las de uma forma que o acesso às novidades deixe de ser um dos empecilhos para incorporá-las à dinâmica da sala de aula.

 

O equilíbrio entre inovação e tradição é difícil. Para Nóvoa, a mudança na maneira de ensinar tem de ser feita com consistência e baseada em práticas de várias gerações. Nesta área nada se inventa, tudo se recria. O resgate das experiências pessoais e colectivas é a única forma de evitar a tentação das modas pedagógicas. Ao mesmo tempo, é preciso combater a mera reprodução de práticas de ensino, sem espírito crítico ou esforço de mudança. É preciso estar aberto às novidades e procurar diferentes métodos de trabalho, mas sempre partindo de uma análise individual e colectiva das práticas.

Definir um bom programa de educação continuada é o caminho ideal. Segundo Nóvoa, o aprender contínuo é essencial em nossa profissão. O programa deve se concentrar em dois pilares: a própria pessoa do professor, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente. Sem perder de vista que estamos passando de uma lógica que separava os diferentes tempos de formação, privilegiando claramente a inicial, para outra que percebe esse desenvolvimento como um processo. Aliás, é assim que deve ser mesmo. A formação é um ciclo que abrange a experiência do docente como aluno (educação de base), como aluno-mestre (graduação), como estagiário (práticas de supervisão), como iniciante (nos primeiros anos da profissão) e como titular (formação continuada). Esses momentos só serão formadores se forem objecto de um esforço de reflexão permanente.

 

Todas essas fases têm a mesma importância para o educador. Porém, para Nóvoa, se tivesse de escolher a mais decisiva ele ficaria com a dos anos iniciais da profissão. Infelizmente, não se dá a devida atenção a esse período, o qual define, positiva ou negativamente, grande parte da carreira. É inaceitável que uma pessoa que acabou de se formar fique encarregada das piores turmas, muitas vezes sem apoio nem acompanhamento. Quem está começando precisa, mais do que ninguém, de suporte metodológico, científico e profissional.

 

Para Antonio Nóvoa apenas ler sobre as novas teorias pedagógicas não é suficiente para se manter actualizado. Segundo ele, há alguns anos surgiu o conceito de profissional reflexivo como uma forma de valorizar os saberes experimentais. Este conceito teve maior influência na pesquisa educacional do que nas actividades concretas de formação, mas foi muito importante na reorganização das práticas de ensino e dos modelos de supervisão dos estágios. No entanto, Nóvoa cita as palavras do educador americano John Dewey: "Quando se diz que um professor tem dez anos de experiência, será que tem mesmo? Ou tem um ano de experiência repetido dez vezes?" Só uma reflexão sistemática e continuada é capaz de promover a dimensão formadora da prática.

 

Para se actualizar, segundo Nóvoa, há dois pólos essenciais: o professor como agente e a escola como organização. Para ele a preocupação com a pessoa do professor é central na reflexão educacional e pedagógica. A formação depende do trabalho de cada um. Mais importante do que formar é formar-se; todo o conhecimento é autoconhecimento e toda a formação é autoformação. Por isso, a prática pedagógica inclui o indivíduo, com suas singularidades e afectos.

 

Neste contexto a Escola precisa mudar institucionalmente. O desenvolvimento pessoal e profissional depende muito do contexto em que exercemos nossa actividade. Todo professor deve ver a escola não somente como o lugar onde ele ensina, mas onde aprende. A actualização e a produção de novas práticas de ensino só surgem de uma reflexão partilhada entre os colegas. Essa reflexão tem lugar na escola e nasce do esforço de encontrar respostas para problemas educativos. Tudo isso sem cair em meras afirmações retóricas. Nada vai acontecer se as condições materiais, salariais e de infra-estrutura não estiverem devidamente asseguradas. O debate sobre a formação é indissociável das políticas de melhoria das escolas e de definição de uma carreira docente digna e prestigiada, afirma Nóvoa.

Para melhorar a formação dos professores as escolas do governo e as escolas particulares podem criar as condições básicas com infra-estrutura e incentivos à carreira. Só o profissional, no entanto, pode ser responsável por sua formação. Nóvoa não acredita nos grandes planos das estruturas oficiais. Para ele esse é um processo pessoal incompatível com planos gerais centralizadores. É no espaço concreto de cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se desenvolve a verdadeira formação. Universidades e especialistas externos são importantes no plano teórico e metodológico. Mas todo esse conhecimento só terá eficácia se o professor conseguir inseri-lo em sua dinâmica pessoal e articulá-lo com seu processo de desenvolvimento. Segundo ele, isso não é tirar a responsabilidade do governo, mas sua intervenção deve se resumir a garantir meios e condições.

 

A maneira eficiente de aprender a ensinar é observar e praticar; isso é importante, mas para Nóvoa novas práticas de ensino só nascem com a recusa do individualismo. Para ele, historicamente, os docentes desenvolveram identidades isoladas. Falta uma dimensão de grupo, que rejeite o corporativismo e afirme a existência de um colectivo profissional. Nóvoa se refere à participação nos planos de regulação do trabalho escolar, de pesquisa, de avaliação conjunta e de formação continuada, para permitir a partilha de tarefas e de responsabilidades. As equipes de trabalho são fundamentais para estimular o debate e a reflexão. É preciso ainda participar de movimentos pedagógicos que reúnam profissionais de origens diversas em torno de um mesmo programa de renovação do ensino.

 

Nóvoa ressalta que saber trabalhar em grupo é mais uma competência que o professor deve ter. São as equipes de trabalho que vão consolidar sistemas de acção colectiva no seio do professorado. Não se trata de adesões ou acções individuais, mas da construção de culturas de cooperação. O esforço de pensar a profissão em grupo implica a existência de espaços de partilha além das fronteiras escolares. Trata-se da participação em movimentos pedagógicos, da presença em dinâmicas mais amplas de reflexão e da intervenção no sistema de ensino. No passado, esses movimentos tiveram um papel insubstituível na afirmação social da classe. Hoje, são decisivos para a renovação.

Uma das recomendações da educação moderna é o trabalho interdisciplinar, por projectos. Segundo Nóvoa, para adquirir prática nessa maneira de ensinar, o próprio trabalho em equipes pedagógicas pode ser um começo. Se insistirmos na produção de um saber profissional, emergente da prática e de uma reflexão sobre ela, teremos naturalmente uma produção conjunta. Para isso, a escola tem de organizar momentos interdisciplinares de trabalho que não caiam no vazio curricular, mas que promovam uma integração dos conteúdos de várias matérias.

 

Para Nóvoa, existe um método na educação continuada que alia todos esses aspectos, ou seja, vários programas integram essas preocupações de forma útil e criativa: seminários de observação mútua, espaços de prática reflexiva, laboratórios de análise colectiva das práticas e os dispositivos de supervisão dialógica, em que os supervisores são parceiros e interlocutores. Para além dos aspectos teóricos ou metodológicos, essas estratégias sublinham o conceito de deliberação, que por sua vez exige um espaço público de discussão. Nele, as práticas e as opiniões singulares adquirem visibilidade e são submetidas à opinião dos outros. Ao fazer isso, chama-se a atenção para o conjunto de decisões que os professores tomam a cada instante, no plano técnico e moral. Em outras palavras, a articulação entre teoria e prática só funciona se não houver divisão de tarefas e todos se sentirem responsáveis por facilitar a relação entre as aprendizagens teóricas e as vivências e observações práticas. 

 

Paulo Freire escreveu que a formação é um fazer permanente que se refaz constantemente na acção. "Para se ser, tem que se estar sendo", disse ele. Para Antonio Nóvoa a formação é algo que pertence ao próprio sujeito e se inscreve num processo de ser (nossas vidas e experiências, nosso passado etc) e num processo de ir sendo (nossos projectos, nossa ideia de futuro). Nesta afirmação, segundo Nóvoa, Paulo Freire explica-nos que a formação nunca se dá por mera acumulação. É uma conquista feita com muitas ajudas: dos mestres, dos livros, das aulas, dos computadores. Mas depende sempre de um trabalho pessoal. Ninguém forma ninguém. Cada um forma-se a si próprio.

 

O estágio deve favorecer a mistura de prática com reflexão. O potencial formador de cada um depende das ponderações feitas com os colegas, com quem está sendo observado e com o supervisor. Sem isso, a observação transforma-se em exercício mecânico, sem interesse. É essencial estudar os processos de organização do trabalho escolar, da gestão das turmas e da sala de aula, bem como as formas de utilização dos métodos de ensino e a capacidade de resposta às situações inesperadas. As competências para realizar essa análise são individuais e colectivas. A pertinência do estágio reside na compreensão da contribuição específica dos professores e na identificação da cultura profissional docente.

 

Para aproveitar melhor a prática de supervisão, Nóvoa ressalta que é essencial estimular a produção escrita e divulgá-la. Só a publicação revela o prestígio social da profissão e a formalização de um saber profissional docente. Ele sempre se surpreendeu com o facto de haver tantos textos teóricos e metodológicos sobre ensino e Pedagogia e tão poucos descrevendo práticas concretas. Afirma ainda que se queremos renovar a profissão e as estratégias de formação temos de dar visibilidade às práticas. Isso começa no período de estágio e continua por toda a vida.

 

Apesar de não gostar de fazer futurologia, na opinião de Nóvoa, o perfil ideal do professor do século XXI consiste em:

 

“Acho esse terreno repleto de armadilhas e banalidades. A paixão pelo futuro frequentemente significa déficit do presente. Por isso, falo de apenas um aspecto: neste século, devido à complexidade do fenômeno educativo, à diversidade das crianças que estudam e aos dilemas morais e culturais que seremos chamados a enfrentar, teremos de repensar o horizonte ético da profissão. Acredito que os próximos anos serão marcados pela instabilidade e pela incerteza. A atitude ética não depende só de cada um de nós, mas da possibilidade de uma partilha efectiva com os colegas. Precisamos reconhecer, com humildade, que há muitos dilemas para os quais as respostas do passado já não servem e as do presente ainda não existem. Para mim, ser professor no século XXI é reinventar um sentido para a escola, tanto do ponto de vista ético quanto cultural.”

 

Fonte: 

https://novaescola.org.br/conteudo/179/entrevista-formação-antonio-novoa

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari