POESIA: Vamos trabalhar esse género em sala de aula?

Postado por inovar 03/10/2022 0 Comentários

POESIA: Vamos trabalhar esse género em sala de aula?

 

 

 

Você sabe qual a importância da poesia na escola? Esse género pode ser trabalhado em sala de aula de forma muito rica e divertida.

 

A poesia tem sido cada vez mais esquecida nas práticas de sala de aula. Dos tipos de poemas: lírico, drama e épico, o primeiro tende a ser o mais comum nas vanguardas poéticas.

 

O género lírico é complexo, cheio de subjectividade, passível de diversas interpretações e, provavelmente é por este motivo que a poesia tem sido deixada de fora da sala de aula.

 

No entanto, o motivo pelo qual se descarta o poema como ferramenta pedagógica é o mesmo pelo qual deveria fazer parte do cronograma de ensino do professor, uma vez que a poesia exercita a reflexão e a memorização.
 

A poesia na Antiguidade era usada como entretenimento, ritual, filosofia; os poetas eram ditos como pessoas sábias. Há, portanto, necessidade urgente de se resgatar o prazer encontrado em se trabalhar a poesia e quebrar o tabu escolar de que é difícil trabalhar com poemas.



Poesia na primeira infância

 

 

 

José Paulo Paes, autor brasileiro, já dizia: “Poesia é brincar com as palavras como se brinca de bola, papagaio, pião.” Esse jogo em que o brinquedo não gasta, pelo contrário, se aprimora, já é conhecido desde os primeiros anos das nossas vidas. Quem não se lembra de comer ao som de “um, dois, feijão com arroz”, ou de brincar de “corre cotia na casa da tia”? As crianças pequenas são poetas genuínos, balbuciam, brincam com sílabas, sons e significados, nomeando o mundo que as cerca.

 

Parlendas, canções, ditados e brincadeiras faladas são uma grande herança cultural, a musicalidade, o ritmo e as repetições permitem que elas fiquem vivas anos e anos a fio nas nossas mentes, a resguardar o tesouro para a próxima geração.

 

A importância da poesia na escola

 

 

 

Se a família é quem embala a criança nas primeiras formas poéticas, é a escola quem continua essa missão, a oferecer poemas e canções, limeriques (poema curto, de quarto ou cinco versos, conforme a disposição gráfica) e cordéis, versos rimados, repetidos, repletos de imagens, metáforas, sons e silêncios. Se no Ensino-Pré Escolar esse contacto é feito oralmente através de brincadeiras e contações de histórias, a partir do momento em que a criança começa a ler e a escrever, a poesia na escola se insere de uma outra maneira.

 

Os poemas aparecem agora nos livros, de forma mais complexa, às vezes sem rimas, pedindo uma leitura mais profunda. Por outro lado, muitos professores evitam inserir os poemas de sala de aula temendo uma linguagem que parece inacessível e de difícil compreensão. Se eles mesmos não conseguem entender o poema, como trabalhar isso com os alunos?

 

Como trabalhar a poesia na escola

 

 

 

O primeiro passo, para alunos e professores, é ler, ler, ler. Ler em voz baixa e alta, reparar na sonoridade, nas imagens, se deter em um verso, uma palavra, tentar criar imagens, perceber as metáforas e os silêncios. Olhar para um poema como quem olha para um quadro, deixando-se tocar por uma palavra, por uma sensação ou lembrança. A ideia de que precisamos compreender um poema, como algo a ser decifrado, diminui sua carga poética e afasta os leitores.

 

A poesia na escola pode ser apresentada de diversas formas que, assim como nos outros géneros literários, são complementares. Se em um primeiro momento vamos ouvir, declamar e degustar poemas para crianças de diversos tipos, autores e temáticas, o segundo passo é uma análise da obra poética em sua forma e conteúdo e, para isso, uma única leitura é insuficiente. A profundidade dos poemas deve variar de acordo com a experiência do leitor já que, muitas vezes, é preciso que ele tenha algumas referências para aproveitar determinados poemas. Contextualizar autor, obra e momento histórico também ajuda a entender o poema de forma global.

 

Importante: Para as turmas iniciais a professora pode começar com pequenos poemas, como a parlenda ou mesmo o trava-línguas, além de músicas com letras em rima, como a cantiga de roda.

 

A poesia desse momento

 

Se o poema é uma forma escrita de um texto, a poesia pode estar em um gesto, uma revoada de passarinhos, na luminosidade do mar, em uma pintura, escultura ou num avião solitário que rasga o céu. A mesma cena pode ser vista por duas pessoas como algo poético ou corriqueiro, depende dos olhos de quem vê. Sensibilizar os alunos para a poesia do dia-a-dia é uma forma de transformar os olhares, instigando-os a perceber o intangível que transborda, o que passa sem ser visto, a poesia de cada momento, ajudando-os na apreciação e construção do texto poético.

 

A mágica que mexe com as palavras e a nossa subjectividade, é um exercício constante de observação, reflexão e produção de textos poéticos. Se nos primeiros momentos os alunos ficam presos às palavras rimadas, ao apreciar a poesia e analisar poemas variados, começam a perceber as possibilidades de criar imagens, metáforas, o que faz a poesia transbordar de seus versos.   

 

O que é sarau e qual seu objectivo no trabalho com poesias?

 

O sarau é uma reunião de pessoas com objectivos de compartilhar experiências culturais em seu dia-a-dia. Em um sarau se faz actividades lúdicas recreativas como ouvir músicas, dançar, recitar poesias, ler livros entre outras actividades culturais.

 

A proposta a seguir é realizar um sarau com as crianças do Ensino Pré-Escolar e 1ª e 2ª classe.

 

Língua Portuguesa – Sarau

 

 

 

Campo artístico-literário – Campo de actuação relativo à participação em situações de leitura, fruição e produção de textos literários e artísticos, representativos da diversidade cultural e linguística, que favoreçam experiências estéticas. Alguns géneros deste campo: lendas, mitos, fábulas, contos, crónicas, canção, poemas, poemas visuais, cordéis, quadrinhos, tirinhas, charge/cartum, dentre outros.

 

Etapa 1 

Leitura colectiva de poemas 

  • 1ª e 2ª classe

A proposta é organizar uma leitura colectiva, com ajuda do professor, de vários poemas durante a semana. A primeira leitura do poema deve ser feita pelo professor para que as crianças percebam a entonação, o ritmo e a musicalidade que existem em um poema. Tendo o cuidado de discutir e fazer a interpretação com as crianças. Trabalhar, também, a estrutura de um poema durante a conversa com a turma e ao ser apresentado esse género textual. O poema é composto de linhas e cada linha de um poema é chamado de verso. E muitos poemas são compostos de rimas que são palavras que têm sons finais parecidos. Assim, como em qualquer proposta de leitura de poemas precisa ter a exploração e interpretação deste texto para que as crianças se apropriem e entendam a finalidade deste género textual.  

  • Ensino Pré-Escolar (4 e 5 anos) 

Para o Ensino Pré-Escolar, o professor vai fazer a leitura do poema de forma a estimular a percepção sonora para que as crianças percebam a entonação, o ritmo e musicalidade que existe em um poema. Tendo o cuidado de discutir e fazer a interpretação do poema com as crianças. O professor irá estimular a expressão oral da turma em relação às opiniões e comentários das crianças sobre o poema. Uma outra forma de interpretação é a ilustração de cada parte do poema. Divida a turma em grupos e cada grupo irá ilustrar uma parte do poema. Poderá organizar de forma individual e fazer um varal para ser apresentado na terceira etapa. 

 

Etapa 2

Recital de poemas 

  • 1ª e 2ª classe

Na semana seguinte, o professor irá propor um recital dos poemas lidos pelos alunos.  Para esse recital pode se pensar em fazer toda uma preparação e construção desse momento com elementos significativos, vai depender do poema que for recitar, por exemplo, os alunos podem vir fantasiados com o tema do poema, podem fazer uma ilustração do poema e distribuir uma cópia para que cada um acompanhe o recital. O professor pode fazer cenário para o recital e tornar esse dia prazeroso e significativo.  

  • Ensino Pré-Escolar (4 e 5 anos) 

Para o Ensino Pré-Escolar, o professor pode escolher um poema que a turma mais gostou para fazer o recital. Será proposto a memorização desse poema que pode ser divido por versos (linhas do poema) para ser memorizado com ajuda do professor e da família. 

 

Etapa 3 

Produção de poemas 

  • 1ª e 2ª classe

Na terceira semana, a proposta será a construção de um poema pelos alunos, seja individual ou colectivo que poderá ser apresentado por eles em um dia preparado pela escola para receber neste recital as famílias das crianças. 

Qualquer pessoa é capaz de criar um poema. Precisamos desmitificar que a produção desse género textual é difícil. Mostrar as crianças que a poesia é uma criação livre, sem amarras convencionais. 

A licença poética é a "liberdade concedida a um artista, não necessariamente um poeta, para se expressar criativamente, sem obediência rígida a um cânone, a uma gramática, a um código ou a um modelo convencional de escrita." 

Veja o exemplo no poema "Poeminho do Contra" de Mario Quintana, autor brasileiro. Composto de apenas quatro versos e está entre os poemas mais populares de Mario Quintana. A palavra passarinho não se encaixaria em uma produção académica, por exemplo, mas em um poema ela cabe perfeitamente por causa da licença poética.

 

Poeminho do Contra


Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão...

Eu passarinho!

                                                  Mario Quintana

 

  • Ensino Pré-Escolar (4 e 5 anos)

Para as crianças do Ensino Pré-Escolar, a proposta é recitar o poema que foi memorizado junto com as ilustrações do poema. Poderá fazer um vídeo para ser apresentado durante o recital, antes ou depois. Ou um varal com os desenhos dos alunos. Estimular as crianças a escreverem as palavras (usar a escrita espontânea) que mais chamaram atenção delas em cada verso do poema ilustrado pela turma. 

 

Etapa 4

Ampliar conhecimentos

Caso você queira repetir a actividade, para ampliar as oportunidades de contacto com a poesia no dia-a-dia do grupo, utilize esse género nas rodas de leituras diárias. Uma variação possível é que os grupos leiam, da maneira deles, as poesias escolhidas para as outras crianças. Você também pode agrupar crianças de idades diferentes para que se apoiem mutuamente, de forma que as maiores ajudem as crianças menores. Outra ideia é propor que cada grupo escolha uma poesia. O professor, em seguida, lerá para todo o grupo as várias poesias escolhidas.

 

Etapa 5 

Engajar as famílias

Monta no corredor ou na própria sala um cantinho com poesias. Sugestão de título: “Leia uma poesia em família”. Comunica, por meio de um bilhete para as famílias, que as crianças estão a participar de momentos de leitura de poesias e que há um espaço para que elas leiam junto com as crianças. Esse cantinho estará disponível nos momentos de entrada e saída. Convida as famílias a participarem!

 

Fontes:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/a-poesia-na-sala-aula.htm

https://quindim.com.br/blog/poesia-na-escola/

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/10/atividades-sarau-pedagogico-para-o-dia.htm

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/educacao-infantil/creche/leitura-de-poesias/2649

 

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari