Volta às aulas: momentos de alegrias e descontração

Postado por inovar 04/01/2024 0 Comentários

Volta às aulas: momentos de alegrias e descontração

 

 

 

 

Por vezes, medo e insegurança são algumas das emoções que precedem a volta às aulas. Esses sentimentos são normais e comuns em várias idades! Afinal, as crianças e os jovens precisam lidar com novos professores, novos colegas e um ambiente novo, além dos novos conteúdos a serem aprendidos! Mudanças geram preocupação. Entretanto, é importante saber falar sobre elas. 

 

Apesar de estar estigmatizado que a volta às aulas é um momento muito conturbado na escola, com planejamento e organização esse período não precisa ser uma fase negativa ou uma fonte de estresse.

 

Pelo contrário, os primeiros dias de aula são fundamentais para a recepção e integração tanto dos novos alunos quanto daqueles que já conhecem a rotina da instituição, afinal muita coisa pode mudar na estrutura e na estratégia pedagógica no período de férias escolares.

 

Tal momento é importante para que os alunos estabeleçam seus primeiros vínculos com novos colegas, professores e funcionários – além de ficarem cientes de regras colectivas e conhecerem as instalações da instituição.

 

Para alcançar tais objectivos, é essencial a organização da rotina escolar e a preparação de actividades de acolhimento para a volta às aulas, o que demanda grande esforço de toda a equipa de gestores, educadores e colaboradores de apoio da escola.

 

 

 

Preparar tudo para volta às aulas

 

Antes de começar a construir planejamentos elaborados em quadros ou sair a imprimir folhetos de boas-vindas, saiba que uma acção simples pode fazer a diferença para que a recepção dos alunos seja um sucesso: criar uma lista com todas as acções necessárias nesses primeiros dias de aula.

 

Ao saber tudo o que precisa ser feito, realiza a distribuição de tarefas entre directores, coordenadores, educadores e outros colaboradores que possam auxiliar nesse processo. É interessante definir os locais em que cada actividade será efectuada e quem serão os responsáveis por elas.

 

Outra actividade que não deve ser esquecida na volta às aulas é a identificação do ambiente escolar. Os corredores e as salas de aula precisam estar devidamente sinalizados com a direcção e a localização exacta de cada série, turma e período. Nesse sentido, listagens das turmas com nomes dos alunos e dos respectivos professores, bem como localização da sala de aula, ajudam bastante.

 

Uma observação pertinente é a necessidade de maior atenção para o atendimento à Educação Pré-Escolar e anos iniciais do Ensino Primário, inclusive com mais pessoas dedicadas. As crianças pequenas costumam chorar nos primeiros dias de aula, já que para muitas delas essa é a primeira experiência longe da família. Se possível, é válido até combinar horários diferenciados de saída com os pais ou responsáveis daquelas crianças com maior dificuldade de adaptação.

 

 

 

Primeiros passos na escola, literalmente

 

Uma prática muito bem vista é a presença dos directores e coordenadores no portão de entrada para receber os alunos. Isso mostra que os gestores são acessíveis, estão abertos para responder a dúvidas e interessados em proporcionar uma recepção adequada para os alunos. Contudo, o apoio de funcionários que conheçam as crianças e jovens e saibam lidar com aquelas que são novas no ambiente escolar é primordial.

 

Os demais colaboradores podem ficar posicionados em locais estratégicos, principalmente nos corredores, para ajudar a informar a localização das salas de aula, dos banheiros, dos bebedouros, entre outros. Por sua vez, os professores podem aguardar seus alunos na porta da sala de aula, recepcionando-os com cordialidade e oferecer algum material de boas-vindas nessa volta às aulas tão especial.

 

Manter um espaço adequado para a permanência dos pais também é bem positivo. Muitos deles podem buscar informações ou até mesmo desejar ficar nas dependências da escola no primeiro dia de aula com receio da dificuldade de adaptação das crianças. Mais do que demonstrar a preocupação da escola com o bem-estar de todos, essa pode ser mais uma oportunidade de conversar e alinhar expectativas com os pais, além de apresentar a instituição e a proposta pedagógica, por exemplo.

 

Recepcionar os alunos para um novo ano lectivo

 

Com os alunos dentro da escola, é chegada a hora de os professores se apresentarem, explicitarem as expectativas para o ano lectivo, o que será ensinado e como serão as avaliações e outras actividades pertencentes à rotina escolar. Claro, isso deve ser feito de maneira comedida para que os alunos não se assustem. A ideia aqui é fazer apenas uma introdução ao ambiente escolar.

 

O próximo passo é colocar em prática as actividades de recepção programadas para os alunos. O principal objectivo dessas acções é promover o entrosamento das crianças, especialmente daquelas que são novatas na instituição.

 

A criação de actividades em grupos que misturem alunos de diferentes idades pode ser interessante para essa socialização integrada. Os professores podem criar acções que juntem alunos com interesses em comum, como equipas de esportes variados, companhias de teatro e o que mais for possível dentro das possibilidades estruturais da escola.

 

Passeio pela escola

 

Todos os alunos precisam conhecer as dependências da escola. Portanto, um passeio pela área útil e controlada da instituição é essencial. Esse passeio normalmente é feito por cada turma, e os alunos veteranos devidamente identificados podem guiar partes do passeio, sendo mais uma forma de integração e reconhecimento.

 

Dinâmicas de grupo

 

Uma das maneiras mais eficientes de promover a integração é a realização de dinâmicas de grupo. A criatividade do professor é que determina qual a melhor maneira de abordar a socialização dos alunos com base na idade média para aquela turma, por exemplo.

 

 

 

Educação Pré-Escolar e anos iniciais do Ensino Primário

 

Na Educação Pré-Escolar e nos anos iniciais do Ensino Primário a adaptação é um pouco mais difícil para alguns alunos, por isso devemos dar uma maior atenção aos pequenos.

 

Existem diversos motivos que podem dificultar o retorno para a escola. A mudança abrupta de rotina é um deles, por exemplo. Afinal, ao longo das férias, geralmente temos mais tempo disponível para ficar com as crianças, o que pode dificultar a volta às aulas para os pequenos e pequenas.

 

Nesse sentido, é importante que os pais, mães e pessoas responsáveis criem mecanismos para amenizar os impactos da mudança de rotina, afim de tornar o retorno à escola o mais prazeroso possível. Algumas dicas que podem auxiliar você e sua criança na volta às aulas. Veja!

 

Conversem abertamente sobre os medos

 

Converse de forma franca e sem julgamentos sobre os medos do seu pequeno ou pequena. Nesse momento, será estabelecido entre vocês um vínculo especial, que deverá se estender por todo o ano lectivo. Por isso, acolha as inseguranças das crianças e dialogue de forma aberta sobre elas. Deixe claro que em todo o tempo, você terá disposição para escutar os seus problemas e irá ajudá-las a enfrentá-los.

 

Ajude a criança a encarar a realidade

 

Tratar a escola como um ambiente agradável e importante na formação das crianças é um factor decisivo na forma que seu pequeno irá encarar essa obrigação. Portanto, nunca se refira à escola como uma punição ou castigo. Sugerir recompensas, como passeios ou presentes, decorrentes do acto de ir à escola ou estudar não é uma opção saudável.

 

Voltem aos poucos para a rotina

 

Durante as férias, é comum que a rotina diária mude. Vamos dormir mais tarde e também acordamos mais tarde, não é mesmo? E acabamos por acostumar nosso corpo com essas pequenas mudanças!

 

Por isso, a transição para os horários escolares deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo alguns dias antes da volta oficial à escola. Assim, o retorno será mais tranquilo e menos estressante!

 

Façam juntos um checklist

 

Com seu pequeno ou pequena, organiza a escrivaninha e suas gavetas. Tira tudo o que não será mais utilizado e deixa espaço livre para os novos materiais. Além disso, se possível, reserva um local exclusivo para estudo, que seja confortável e agradável. Também confira se sua mochila está nos conformes, verifica ainda cada material como cadernos, lápis e livros. Por fim, convida a criança para conferir seus uniformes e utensílios como lancheira, estojo, lápis e borracha. 

 

Definam uma rotina de horários

 

Cria uma rotina de horários junto com as crianças, antes mesmo de tudo recomeçar. Nela, deverão ser considerados também os momentos de lazer, como os momentos de leitura , de visitas aos parques, ao cinema e para a casa de amigos.

 

Inclui, ainda, os horários de aulas na escola e actividades extracurriculares, como o inglês, a aula de música e esportes. Isso ajudará seu pequeno ou pequena a se localizar ao longo do ano!

 

 

 

 

Esteja junto dos pequenos e pequenas

 

Se puder, vá até a escola no retorno às aulas e se apresente para os novos professores. Isso dará mais segurança para a sua criança! Afinal, eles passarão muitos dias juntos, não é mesmo? Além disso, um bom relacionamento entre família e escola é imprescindível para o bem-estar dos estudantes.

 

Caso não seja possível essa visita, no final do dia, senta com o aluno ou aluna e pergunta como foi a sua experiência. Pergunta sobre os novos professores e os novos colegas de sala. O que fizeram ao longo da aula? Onde você se sentou? Como você se sentiu? Isso deixará as crianças mais felizes e confiantes! 

 

Mantenham contacto com os velhos e novos amigos

 

É importante deixar claro que, mesmo que seu pequeno tenha mudado de escola ou de classe, ele ou ela poderá manter contacto com os antigos amigos. E conhecer novas pessoas também é muito benéfico!

 

É normal no começo, as crianças ficarem um pouco deslocadas em uma nova escola, por exemplo. Mas aos poucos, elas irão encontrar novos colegas com os quais se identificam.

 

Sempre juntos nos novos desafios

 

A princípio, as novas matérias e novos conteúdos a serem aprendidos podem parecer um bicho de sete cabeças! Portanto, tranquiliza seu pequeno ou pequena em relação a eles. Reforça que você e o(a) professor(a) estarão presentes para ajudar em toda e qualquer dificuldade. 

 

Por isso, uma dica é estar junto nesse momento: leia com as crianças a introdução dos novos materiais, como as apostilas e livros didácticos, por exemplo.

 

Não começa com cobranças fora de medida

 

O momento é de readaptação. Então, começar com muitas cobranças poderá deixar seu pequeno ou pequena ainda mais assustado(a) nessa volta às aulas. E caso a criança apresenta uma grande resistência ao retorno para a escola, não diga que se deve ir à escola e pronto. O melhor é entender o motivo dessa resistência, tudo bem?

 

Pode ser que isso seja passageiro! Ou, então, que aponte um problema mais grave, como a depressão infantil ou um caso de bullying.

 

Os livros poderão ajudar!

 

A leitura é uma ótima maneira de estimular os pequenos e pequenas a lidarem com os próprios sentimentos e as mudanças da volta às aulas.  Com os livros infantis, as crianças aprendem, vivem momentos de diversão, se identificam com os personagens e refletem sobre as situações, por exemplo. Ou seja, ler é uma ferramenta importante para elaboração, criatividade e resolução de problemas! 

 

Além disso, vale reforçar que, apesar de todos os desafios, o ambiente escolar tem muito a colaborar para o crescimento intelectual, psicológico e emocional das crianças. Na escola, elas aprendem muito sobre independência, socialização, criatividade e muito mais.

 

Portanto, é importante incentivar as crianças a lidarem com os sentimentos de insegurança e medo trazidos pela volta às aulas. E que, de forma alguma, deixem de enxergar o ambiente escolar como um espaço de aprendizado e diversão!

 

Vamos consolidar a integração dos alunos na escola

 

Tudo o que vimos até aqui tende a ser executado no primeiro ou nos primeiros dias de aula. Contudo, é importante que os gestores e educadores se preocupem com a consolidação desse trabalho inicial de integração dos alunos com seus colegas e com a escola.

 

É importante que os professores busquem realizar actividades após algumas semanas do início do ano lectivo para que as relações construídas nessas primeiras acções sejam fortalecidas. Um piquenique ou um lanche programado após o primeiro mês de aula, por exemplo, pode ser um evento conciliador e fortificante para a socialização de todos.

 

 

Fontes:

https://sae.digital/volta-as-aulas/

https://leiturinha.com.br/blog/volta-as-aulas/

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari