Vamos explorar o livro literário: a aventura começa pela capa

Postado por inovar 06/02/2023 0 Comentários

Vamos explorar o livro literário: a aventura começa pela capa

 

 

 

O sucesso de uma aula baseada em um livro literário depende do interesse da turma sobre a proposta. No momento de realizar um planejamento significativo, o professor pode contar com o Guia do professor que, geralmente, acompanha o livro. Assim, a tarefa de pensar em um ciclo de desenvolvimento pode ser auxiliada por um roteiro de actividades. Com os direccionamentos do guia, é possível ampliar o gosto pela leitura.

 

Além disso, o Guia do professor conecta os principais assuntos das obras à realidade das crianças e dos jovens. As questões que serão levantadas sobre a obra não precisam se restringir para quando a leitura estiver finalizada. O material contém secções que propõem actividades para antes, durante e após a leitura. Dessa maneira, é possível obter diferentes resultados ao aprendizado e possibilita também um panorama acerca do desenvolvimento da leitura dos discentes.

 

Vamos trabalhar! Mãos à obra!

 

Prepara a leitura do livro com antecedência. Leia-o antes de levá-lo para as crianças, a fim de se familiarizar com a história, com o ritmo da narrativa, com as vozes dos personagens etc. Fica atento à qualidade da narrativa, das ilustrações e à adequação à faixa etária. Certifica-se de que o livro não reforça estereótipos e preconceitos.

 

 

Público alvo:

 

Iniciação e 1ª classe

 

Materiais:

 

Selecciona um livro que as crianças ainda não conhecem, com belas ilustrações que estejam directamente relacionadas com a história. Usa tapetes e almofadas para organizar o espaço. Confecciona um cartaz permanente de leitura do dia, que pode ser feito com EVA, cartolina, papel kraft, papel cartão, entre outros. Fixa um saco plástico transparente no cartaz, onde o professor colocará o livro lido no dia. Separa um caderninho e uma caneta para fazer anotações das falas das crianças durante a leitura. Disponibiliza alguns livros para que elas possam manusear durante a segunda leitura.

 

Espaços:

 

Escolha um local agradável e silencioso para esta actividade. Você pode escolher utilizar um espaço ao ar livre, sentar em uma área verde, debaixo de uma árvore. Também é possível organizar dentro da sala de aula, e preparar um espaço com tapete e almofadas.

 

Tempo sugerido:

 

Aproximadamente 40 minutos.

 

Perguntas para guiar tuas observações:

 

1. O que as crianças identificam nas ilustrações? Como elas relacionam as ilustrações com a narrativa?

 

2. Como as crianças se expressam (oralmente, apontam com expressões ou gestos)?

 

3. As crianças demonstram interesse e prazer ao ouvir a história? Como elas reagem ao longo da leitura e como interagem com a história? Que tipos de perguntas e comentários elas fazem?

 

Para incluir todos:

 

Identifica barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Fica atento às crianças que ainda estão em processo de desenvolvimento da linguagem verbal ou que ainda não se expressam oralmente. Observa se elas apontam, se movimentam ou se expressam de outras maneiras e verbaliza o que elas querem comunicar.

 

 

O que fazer durante?

 

1. Em grande grupo, convida as crianças para sentar em roda. Esclareça que hoje elas irão conhecer um livro novo, mas, antes de ler, vão juntas olhá-lo e explorá-lo. Mostra o livro que será lido e explora com elas todos os elementos presentes na capa (personagens, cenários, situações, expressões, título, autor, ilustrador, editora). Faz perguntas que ajudem as crianças a anteciparem as personagens e as situações que ocorrerão durante a leitura. Fica atento, seja responsivo às falas e às percepções e verbaliza o que elas querem comunicar.

 

Possíveis falas do professor neste momento:

 

  • O que veem nessa capa?
  • O que esse personagem está a fazer? O que está a sentir?
  • Qual será o título da história?
  • Aonde ele está escrito?
  • Isso mesmo, tem um cachorro na história. Achas que ele está com medo? Verdade, ele está a dormir.

 

Possíveis acções das crianças neste momento: algumas podem apontar um personagem, outras podem usar gestos, expressões ou balbucios, como fazer uma cara de susto ou usar palavras soltas. Algumas podem fazer descobertas e comentários que não foram antecipados por você.

 

2. Depois de explorar a capa, parta para as ilustrações presentes no livro. Folheia a obra com as crianças. Retoma imagens que elas já viram na capa e que estão presentes dentro do livro e ouça o que elas inferem a partir das ilustrações. Deixa que descubram novos personagens, observem detalhes e questionem situações. Ouça, observa, responda os questionamentos e interaja com as crianças. Retoma a atenção do grupo para começar a leitura do livro.

 

Possíveis falas do professor neste momento, para iniciar a exploração do interior do livro:

 

  • Será que tem outro personagem na história fora esses da capa?
  • Como podemos descobrir mais antes de ler o livro?
  • Na observação das ilustrações: Olha! Lembram que vimos esse gato na capa?
  • Quem será esse aqui? Achas que ele está triste? Por quê? Ele se escondeu?
  • Por que achas isso? É mesmo?
  • Também tens medo de cachorro?
  • O que será que está a acontecer nesta parte?

 

Possíveis acções das crianças neste momento: algumas podem chegar mais perto do livro para ver algum detalhe, apontar ou virar a página para encontrar outro elemento que queiram destacar, lembrar ou comparar. Outras podem querer imitar personagens ou acções da história.

 

3. Avisa que agora vocês lerão a história para checar as hipóteses que levantaram. Antes de começar a ler, inicia o momento com algo que já fazes no teu dia-a-dia. Pode ser um verso, alguma atitude ou música que se torne "a chave" para abrir a actividade de leitura com as crianças. Sugestão de música: "e agora, minha gente, uma história vou contar. Uma história bem bonita, muita gente vai gostar.” (Ritmo, de "Peixe Vivo"). Lê e aponta, enquanto lê, o título, o nome do autor, do ilustrador e da editora. Retoma o que as crianças podem ter indicado na exploração da capa sobre a localização do título e sobre outras informações escritas. Aponta, por exemplo, o facto de terem percebido onde estava o título e o nome do autor.

 

4. Lembra-te que este é um momento de leitura, portanto, usa o livro sem fazer nenhuma adequação no vocabulário ou na narrativa. Enquanto lê, as crianças devem conseguir ver o livro também. Elas podem fazer comentários, constatações, perguntas ou reagir a determinada situação. Possibilita que elas se expressem. Responda às perguntas, valoriza os comentários delas, mas não demora ou desvia muito do acto de ler e volta à leitura rapidamente, para não perder o ritmo e o encadeamento da história. Avisa que, depois de ler, poderão conversar novamente sobre o livro, as ilustrações, as personagens etc. Anota, em um caderninho, os comentários que podem surgir durante a leitura para não desviar seu foco. Faz uma breve acolhida, diga que vai anotar aquele assunto para conversar depois sobre ele e cumpra esse acordo. Permita que este seja um momento de interacção, prazer, descoberta e afectividade.

 

Possíveis falas do professor neste momento:

 

  • É o gatinho da capa mesmo! Vamos ver o que mais acontece com ele?
  • Tens um passarinho também? Que legal!
  • Vou anotar aqui e, quando a gente terminar a leitura, vou querer saber mais sobre ele."

 

5. Após a leitura da história, retoma a narrativa com as crianças, comparando-a com as hipóteses levantadas por elas anteriormente. Envolva as crianças na conversa, estimula para que te ajudem a lembrar determinada cena, que imitem o som, a fala, a expressão ou o movimento de algum personagem. Atente-se novamente para as diferentes formas de expressão das crianças.

 

Possíveis falas do professor neste momento:

 

  • Vamos lembrar das ideias que tivemos antes de ler?
  • A gente adivinhou o que ia acontecer na história?
  • Esse personagem apareceu mesmo? O que aconteceu com ele?
  • Olha, ele estava mesmo a procurar o macaco, né? A gente achou que ele estava a fugir, mas na verdade estava só a correr atrás do passarinho.
  •  

6. Se as crianças pedirem, lê a história novamente. Nesta faixa etária é muito comum elas quererem ouvir a mesma história várias vezes. Essa prática permite que se aproximem mais da narrativa, descubram novos elementos que não haviam identificado numa primeira leitura e comecem a perceber que o texto escrito nunca muda. Nessa segunda leitura, possibilita a participação delas para relembrar e antecipar factos. Aproveita para retomar os comentários que anotaste durante a primeira leitura. Para as crianças que não estiverem mais envolvidas, disponibiliza livros para que folheiem enquanto escutam a história.

 

 

Para finalizar:

 

Diga para as crianças que o livro vai ficar disponível na sala, para que elas possam ler em outros momentos. Cria um "ritual" de encerramento para as actividades de leitura de histórias. Podes recitar um verso ou cantar uma música, como por exemplo: "E agora, minha gente, que a história terminou? Batam palmas, batam palmas, batam palmas quem gostou" (Ritmo, de "Peixe Vivo").

 

Deixa que as crianças manuseiem os livros por mais tempo, inclui também o que leram juntos. Avisa quando faltar cinco minutos para terminar esse momento. Em seguida, peça que elas ajudem a guardar os livros. Se forem voltar para sala, sugira que elas façam esse caminho e, durante o percurso, imitem um personagem do livro ou recontem (com gestos e movimentos) uma cena da história.

 

Caso queira repetir a actividade de exploração das ilustrações, escolhe um livro, que tenhas alguns exemplares iguais, de uma história que as crianças já conhecem. Em pequenos grupos, deixa que elas folheiem a obra e incentiva para que relembrem e recontem a história a partir das ilustrações. Outra sugestão é pedir que encontrem a página onde está determinada situação da narrativa.

 

A Literatura é um fundamental recurso no desenvolvimento de habilidades socioemocionais das crianças. Ela possibilita a formação de pessoas mais empáticas, que respeitam as diferenças e lidam melhor com momentos desafiadores. Para os docentes, a abordagem de obras literárias em sala de aula permite aulas dinâmicas e novas, que extrapolam o que é apresentado pelo livro didáctico.

 

Fontes:

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/educacao-infantil/creche/exploracao-das-ilustracoes-do-livro/

https://www.coletivoleitor.com.br/guia-do-professor-planejamento-aula-com-livro-literario/

 

Texto adaptado por: Profª Eliane Aparecida Zulian Delázari