A importância de contar e ouvir estórias

Postado por inovar 05/11/2024 0 Comentários

A importância de contar e ouvir estórias

 

Quem nunca ouviu de alguém da família uma estória engraçada ou curiosa passada de geração para geração? A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes. Portanto, as estórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o acto de ouvir e contar estórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos. 

 

Contar e ouvir estórias é uma actividade que pode trazer diversos benefícios, como:

  • Despertar a imaginação: A contação de estórias estimula a criatividade e a imaginação, permite que as crianças criem e imaginem o conteúdo absorvido da forma que quiserem. 
  • Desenvolver a linguagem: A contação de estórias ajuda a desenvolver a linguagem oral e escrita. 
  • Promover o gosto pela leitura: Contar e ouvir estórias é um recurso educacional importante para despertar o gosto pela leitura. 
  • Contribuir para a formação da personalidade: A contação de estórias contribui para a formação da personalidade da criança e também envolve o social e o afectivo. 
  • Resgatar memórias culturais e afectivas: Contar e ouvir estórias é uma forma de resgatar memórias culturais e afectivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros. 
  • Ensinar temas éticos e cidadania: A contação de estórias é uma forma de ensinar temas éticos e cidadania, os quais farão parte dali em diante do cotidiano da criança. 
  • Fortalecer o vínculo com os pequenos: O momento de interacção e conversas ajuda a estimular os laços afectivos. 

 

A arte de contar estórias, também conhecida como storytelling, é a arte de contar, desenvolver e adaptar estórias. Para tanto, aqui está uma estória, A estória do Sol e do Rinoceronte, que fala sobre a grande aventura da vida e seus momentos de alternância. Ondjaki é o autor dessa maravilhosa obra e Catalina Vásquez a ilustradora.

 

Ondjaki nasceu em 1977 em Luanda - Angola. Publicou prosa, poesia e estórias para crianças e é uma das vozes mais originais e talentosas da sua geração. Recebeu, em 2007, o grande Prêmio APE. Em 2010, o Prêmio Jabuti e, em 2013, o Prêmio Saramago, uma das mais importantes distinções para a literatura em português.

 

Catalina Vàsquez nasceu em 1991 em Medellin - Colômbia. A versatilidade e a ousadia do seu trabalho podem ser vistas em criações de moda, filmes de animação, revistas, publicidade, museografia e ilustrações de livros infantis. A sua a paixão pela arte visual faz dela uma das ilustradoras mais emocionantes da América do Sul.

 

 

 

 

HAVIA NA FLORESTA ANTIGA

UM RINOCERONTE DE GRANDE PORTE.

 

 

LOGO ACIMA DA BOCA,

TINHA O NARIZ E DOIS OLHINHOS,

O QUE FAZIA ALGUM CONTRASTE,

POIS ERAM BEM PEQUENININHOS.

 

 

MAS HAVIA ALGO

QUE MUITO O INCOMODAVA:

TINHA NO PEITO UMA TRISTEZA

QUE QUASE NUNCA O DEIXAVA.

 

 

NUM DIA DE CERTA MELANCOLIA,

FOI AO RIO TOMAR UM BANHO.

E, OLHANDO PARA CIMA,

FEZ AO SOL UM PEDIDO SEM TAMANHO:

 

 

O SOL, JÁ TÃO AMARELO,

MAIS BRILHANTE AINDA FICOU,

DIZENDO BEM BAIXINHO

AQUILO QUE NÃO GRITOU:

 

 

O RINOCERONTE ATENTO

ESCUTOU O QUE O SOL DIZIA.

 

 

 

 

SORRIU O GRANDE RINOCERONTE,

ANTECIPANDO A EMOÇÃO,

E ESPANTADO FICOU

COM O RESULTADO DA SITUAÇÃO.

 

 

 

 

SOUBE ASSIM O RINOCERONTE

DA GRANDE AVENTURA DA VIDA:

TODOS OS MOMENTOS SÃO DIFERENTES.

NALGUNS DIAS ESTAMOS TRISTES

E, EM MUITOS OUTROS,

SEREMOS CONTENTES!

 

 

O acto de contar estórias encanta adultos e crianças espalhadas por todos os cantos. Seja em um reino muito distante, a viver felizes para sempre ou a andar pelas florestas. Narrativas clássicas infantis, fábulas ou estórias baseadas em casos reais mexem com as emoções, fazem a criatividade aflorar e reforçam laços entre pais, educadores e crianças.

 

Fonte:

ONDJAKI, A estória do Sol e do Rinoceronte, Rio de Janeiro: editora Pallas, 2021.

Texto introdutório e conclusivo escrito por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari