A importância dos Espaços Lúdicos

Postado por inovar 05/12/2018 0 Comentários

A importância dos Espaços Lúdicos

 


            
Vamos brincar? Que convite bom! Quantas vezes ouvimos esta frase e sem pestanejar a resposta aflorava dentro de nós de forma contagiante e mágica. Era muito difícil ouvir um “não” como resposta, pois sabíamos que alguém nos julgava parceiros na hora de partilhar bons momentos. Podíamos também ser convidados a brincar pelo gatinho que nos arranhava o sapato, ou pelo cachorro que latia e abanava o cauda. Será que o tempo passou e não temos mais tempo para esse “tipo de brincadeira”? Ledo engano. A brincadeira, o lúdico, a fantasia existe e sempre existiu dentro de nós e está guardado dentro de uma gavetinha que atende pelo codinome “espírito de criança”. Sempre é tempo de recomeçar, a qualquer momento abra a gavetinha e crie Espaços Lúdicos ao seu entorno.

            Sabemos que brincar é essencial à saúde física, emocional e intelectual do ser humano. Brincar é coisa séria, também, porque na brincadeira não há trapaça, há sinceridade, engajamento voluntário e doação. Brincando, nos reequilibramos, reciclamos nossas emoções e nossa necessidade de conhecer e reinventar. E tudo isso desenvolvendo atenção, concentração e muitas outras habilidades. É brincando que a criança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de suas possibilidades.

            Os Espaços Lúdicos são criados para as crianças que, em nome do progresso de nossa civilização, perderam o espaço e o tempo para brincar. Esse espaço é um esforço no sentido de salvaguardar a infância, nutrindo-a com elementos indispensáveis ao crescimento saudável da alma e da inteligência da criança. Não representa apenas oportunidade de acesso a brinquedos, mais do que isso, expressa uma filosofia de educação voltada para o respeito ao “eu” da criança e às potencialidades que precisam de espaço para se manifestarem.

            Nos ambientes escolares, os espaços destinados às atividades das crianças, devem interagir com o desenvolvimento das mesmas promovendo o autoconhecimento, o desenvolvimento de competências, oportunidades para crescimento, sensação de segurança e confiança, bem como oportunidades para contato social e privacidade. Para que esse trabalho pedagógico aconteça de forma eficaz e prazerosa é preciso observar a organização do espaço.

 O espaço para o desenvolvimento infantil é lugar privilegiado para jogos, brinquedos, brincadeiras ocasionando uma atmosfera de motivação que permita aos alunos participar ativamente do processo ensino-aprendizagem.

            Vocês, que foram educadores, são educadores e serão educadores, precisam atentar-se ao processo de implementação de Espaços Lúdicos. Esse processo vem corroborar com educadores que assumem um compromisso político-pedagógico que tem como concepção resgatar o papel social e garantir o acesso ao lúdico, ao conhecimento indispensável para o pleno exercício da cidadania da criança e vivência de valores.

Profª Eliane Ap. Zulian Delázari
Coordenadora do Inovar Educação de Excelência