Como definir o livro literário na Educação Pré-Escolar e no Ensino Primário

Postado por inovar 04/01/2023 0 Comentários

Como definir o livro literário na Educação Pré-Escolar e no Ensino Primário

 

 

O livro literário na Educação Pré-Escolar

 

A literatura na Educação Pré-Escolar actua como uma ponte entre a realidade e a fantasia. Além disso, é nessa fase que o gosto pela leitura é desenvolvido. Um trabalho literário bem desenvolvido na infância pode ser decisivo para o crescimento do aluno como leitor e escritor. A identificação das crianças com os protagonistas de suas histórias estabelece as bases para a formação de seres humanos empáticos e solidários.

 

A leitura de livros infantis em sala de aula, mesmo para crianças que ainda não foram alfabetizadas, deve ser explorada. Ler para as crianças ajuda no desenvolvimento da imaginação, de emoções e de sentimentos. Além disso, familiarizar os discentes desde cedo com o livro literário estabelece uma relação de prazer entre a criança e o objecto.

 

A abordagem de livros literários em sala de aula desde a Educação Pré-Escolar contribui para a formação de uma juventude mais crítica. Com o auxílio do professor, é possível despertar nas crianças questionamentos acerca do mundo, levando-as a reflexões sobre sua própria realidade.

 

Além disso, os livros literários voltados para a Educação Pré-Escolar apresentam uma particularidade muito importante para o desenvolvimento do hábito de leitura: as ilustrações. Um livro ilustrado elucida de maneira atraente aquilo que está a ser contado. Sendo assim, os infantes sentem-se mais atraídos pelas formas e cores. No entanto, a intenção dos livros deve ser a de trabalhar o lúdico, sem deixar que as crianças percebam outro sentido nos mesmos. Se o professor der muita ênfase aos valores morais das histórias, elas poderão tornar-se chatas para os alunos e criar uma aversão pelas mesmas distanciando-se, assim, dos livros literários.

 

 

O livro literário de 1ª a 6ª classe

 

De que forma escolher o livro literário ideal para cada turma do Ensino Primário?

 

Escolher o livro literário certo para ser trabalhado com os alunos em uma sala de aula é algo que sempre gera dúvidas.

 

Escolhemos, escolhemos e volta e meia caímos sempre nos grandes clássicos para não errar.

 

Muitas são as dúvidas!

 

Como utilizar os livros em sala de aula, como fazer actividades e projectos com os livros e também qual o melhor livro para cada turma?

 

A resposta sempre é: depende. Mas, depende de quê, exactamente?

 

Depende de uma série de factores, tais como: fluência de leitura da turma, nível de aprofundamento na interpretação do texto, maturidade dos alunos e temáticas específicas a serem trabalhadas…

 

Para ajudar nessa tarefa, a seguir foram separadas 5 dicas valiosas para os professores utilizarem quando forem escolher o livro que será trabalhado em cada classe do Ensino Primário.

 

 

1ª classe: O início do prazer de ler (idade entre 6-7 anos) 

 

A 1ª classe é um marco na vida da criança, pois ela começará a ser preparada para o ritmo e responsabilidades de estudante, o marco é a alfabetização.

 

O seu comportamento varia, pois ela estará a se ajustar pessoal e socialmente ao longo do ano. São curiosas e sabem distinguir com facilidade as dualidades o certo do errado, o bem do mal.

 

Esse é o momento certo para incentivar a leitura individual e apresentar para a criança o mundo maravilhoso que se abre através do livro.

 

Melhores livros:

 

Aqueles que contenham frases curtas – lembrando que no início da leitura eles estão presos à decodificação das palavras e esquecem-se do que leram com facilidade.

 

Livros que contêm ilustrações criativas e chamativas com detalhes também são bem-vindos e facilitam a interpretação da história.

 

Os conteúdos com a moral da história bem aparente e que eles identifiquem com facilidade também são recomendados.

 

As releituras de fábulas e contos de fadas são ótimas para essa idade, pois ajudam a solidificar o letramento literário do aluno.

 

Outra óptima pedida são livros escritos em prosa poética- que contêm versos – e os livros de poesia.

 

 

2ª Classe: Leitura com autonomia (idade entre 7-8 anos) 

 

Na 2ª classe, o aluno já está mais seguro com a rotina da escola e sabe o que é esperado dele como estudante. Isso gera uma maior autonomia e segurança nas decisões e escolhas.

 

Essa é a classe em que há um aprofundamento do conteúdo ministrado na escola e as disciplinas começam a ser apresentadas de forma diferenciada.

 

As noções de gestão financeira, cuidados pessoais, escolha de alimentos, resolução de conflitos mostram-se mais aparentes nessa idade.

 

Melhores livros:

 

Serão os livros que apresentam parágrafos maiores, que os alunos possam ler sozinhos, em voz alta ou em grupo interpretando a fala dos personagens.

 

Com figuras mais simples, porém ainda em destaque nas páginas e que enfatizem o movimento da acção, já que nesta idade o ritmo motor está mais acelerado e haverá uma identificação maior com o texto.

 

Com isso, os livros mais indicados são os com histórias com muita acção, aventura, bravura, ou que mostrem de uma forma lúdica e de fácil analogia a resolução de algum problema cotidiano como superação dos medos, a separação dos pais, a aceitação das diferenças do outro etc.

 

 

3ª Classe: O mundo dos livros infanto-juvenis (idade entre 8-9 anos)

 

Se no ano anterior a palavra era autonomia, agora a palavra é responsabilidade.

 

Nesta idade, a criança está a se dar conta de suas responsabilidades, seja em casa, seja na escola, sem o adulto precisar estar a lembrar toda a hora.

 

É nessa fase que são desenvolvidos os pensamentos mais complexos: os de prós e contras, as consequências das acções tomadas, a gestão do tempo, o autocontrole e é nessa idade que a empatia começa a ser trabalhada.

 

Melhores livros:

 

Os que apresentam mais texto e um número de páginas considerável, que desafiem o leitor iniciante do novo género.

 

As ilustrações quase não aparecem no texto, e o leitor que não está acostumado com este tipo de livro e terá que se ater aos detalhes do cenário descrito e não mais ilustrado.

 

Os tipos mais interessantes para esta nova fase são os que apresentam uma trama mais complexa e com a acção como tónica para a fluidez de leitura.

 

São recomendados os livros de realidade fantástica, suspense, policial, algo que prenda o leitor e o incentive a continuar a se aventurar na leitura.

 

 

4ª Classe: Em busca da identidade (idade entre 9-10 anos)

 

Na escola, em alguns sistemas de ensino, há uma carga maior de conteúdo didáctico para que seja lapidada no 5ª Classe e aprofundada no Ensino Secundário.

 

Esta idade é marcada por uma reflexão mais profunda: “Quem eu realmente sou?”.

 

A busca desta identidade pode ser ajudada pela leitura, já que a literatura permite ao leitor reflectir sobre diversos aspectos da vida.

 

É nessa idade que o aluno começa a apresentar alguns sintomas comportamentais da pré-adolescência, mas de uma forma bastante tímida ainda.

 

É comum que seja uma fase de dúvidas e incertezas sobre a vida, sobre si mesmos e sobre o mundo.

 

Melhores livros:

 

Livros que mostrem o cotidiano e com problemáticas típicas de adolescentes em diversas áreas da vida: escola, vida afectiva, amizades, problemas de valores; o qual pode estar ambientado em universo real ou fantástico.

 

 

5ª e 6ª Classe: Eu social (idade 10-11 anos/12-13 anos)

 

Essa idade é tida como marco da pré-adolescência.

 

Há autores que digam que é uma das piores fases, mas não é bem assim: é nesta fase que a criança começa a ser chamada de pré-adolescente e tende a ampliar a sua consciência intrapessoal e interpessoal e os amigos e as relações afetivas tornam-se mais importantes.

 

Além disso, o estudante desta faixa etária consegue responder à pressão de forma mais positiva, apresenta preocupação em poupar dinheiro, entende as hipóteses lógicas e consegue seleccionar a melhor hipótese para a solução de um problema.

 

Melhores livros:

 

Livros que ajudem o aluno a compreender melhor o mundo e as relações entre as pessoas e o desafiem a solucionar enigmas como os conteúdos das biografias, dos romances, dos livros policiais e dos romances históricos.

 

Nessa fase, é importante também estimular a leitura propondo que os alunos escolham qual livro ler, sempre com a supervisão dos professores, é claro. Estimular sempre, porém não associar o hábito da leitura a um castigo ou algo aversivo, o que não é nada saudável.

 

Fonte:

https://blog.estantemagica.com.br/livros-paradidaticos-no-ensino-fundamental-1/

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari