Gestão Escolar: o que, como e quando?

Postado por inovar 03/12/2021 0 Comentários

GESTÃO ESCOLAR: O QUE, COMO E QUANDO?

Sugestão de 20 livros para ajudar a formar um bom gestor

A escola é uma das fases mais importantes na vida de uma criança. É na escola que ela faz amizades, dá os primeiros passos em direcção à aprendizagem e começa a se moldar como cidadã. Os professores têm um papel de extrema relevância nesse momento, podendo direccioná-la aos melhores caminhos e oferecendo materiais que auxiliam na jornada do ensino.

 

É devido a essa importância que os directores devem estar atentos a todos os aspectos que envolvem a educação. Saber o que é a Gestão Escolar e aplicá-la com eficiência em sua rotina de trabalho se faz essencial para garantir que seus alunos terão a melhor formação possível.

Mas, afinal, o que é Gestão Escolar e como, de facto, fazê-la funcionar?

O que é a Gestão Escolar?

Gestão Escolar é a forma de administrar a escola como um todo.

Podemos dizer com tranquilidade que a função de um gestor escolar é uma das mais desafiadoras, afinal, a escola é um negócio completamente diferente dos demais.

Ter lucro é necessário, claro, mas a missão da instituição de ensino envolve muita coisa, como lidar com sonhos, valores e, sem nenhum exagero, ajudar a formar o futuro da sociedade. 

O mundo vem mudando cada vez mais rápido, devido às novas tecnologias. As necessidades dos colégios também. A escola do futuro deverá formar adultos resilientes. Já que as mudanças acontecem em um ritmo cada vez mais rápido, saber se adaptar a elas será uma habilidade fundamental.

Logo, a gestão também precisa se adaptar às transformações, para que a sua escola possa crescer e atingir todas as metas.

A Gestão Escolar compreende todos os sectores, mas podemos citar os principais, o pedagógico, o administrativo, o financeiro e o RH.

Quais os objectivos da Gestão Escolar?

Uma boa Gestão Escolar envolve gerenciar bem os recursos humanos, materiais, físicos e financeiros da instituição.

Os principais objectivos envolvem sucesso na área pedagógica e financeira, e, no fundo, todos os bons resultados estão interligados.

Para o sucesso da Gestão Escolar, a liderança é essencial.  A capacidade de fazer amigos e influenciar pessoas é um bom caminho para ser um líder. Essa visão mais moderna de liderança indica que alguém que inspira vai ter muito mais sucesso do que alguém que apenas dá ordens.

Poucos ambientes de trabalho podem ser tão ricos de histórias e possibilidades como uma escola. Neste espaço o futuro pode ser formado. Pessoas aprendem novas habilidades e podem se tornar mais humanas.

A Gestão Administrativa deve sim pensar em números, eles são importantes; e também em tecnologia, ela aumenta a produtividade. Porém, não é somente isso que essa gestão almeja.

Qual é o papel do gestor escolar?

A Gestão Escolar deve ser exercida por bons líderes. Os melhores são aqueles capazes de criar um ambiente onde as pessoas se sintam aptas a desenvolverem seu potencial e executarem suas tarefas.

James C. Hunter, autor do Best Seller sobre liderança “O Monge e o Executivo”, defende que o melhor líder é um servidor. O autor elenca da seguinte maneira o perfil de um bom líder:

  • Respeito – é conquistado quando a liderança é exercida com propriedade.
  • Altruísmo – ser capaz de atender as demandas das pessoas.
  • Honestidade – não se conquista a confiança de ninguém sem bons valores.
  • Paciência – demonstrar autocontrole e equilíbrio nas decisões.
  • Humildade – demonstração de ausência de orgulho, arrogância ou pretensão; comportamento autêntico.


Na escola é também necessário saber aparar bem as arestas, ser capaz de estimular a cooperação entre todos. Ter inteligência emocional é também algo fundamental para que consiga lidar bem com todos os desafios do dia-a-dia.

Para a boa Gestão Escolar, é bom que os profissionais da direcção conheçam a fundo o propósito da escola e ajam conforme a missão da instituição de ensino. Entender de educação, saber bem o que as famílias esperam, compreender quais são os maiores desafios de cada sector da instituição, tudo isso vai culminar em uma Gestão Escolar.

Então, acima das capacidades administrativas, é necessário conhecer profundamente a essência do seu negócio: ensinar. Para chegar neste ponto, é necessário muito estudo, vivência, foco e energia.

Por ser a função de maior relevância em um colégio, um bom gestor deve unir habilidades técnicas e emocionais, e deve buscar se actualizar sempre. Uma boa gestão também requer diálogo entre a direcção e os demais actores. Quando não dá para dialogar com todo mundo, é importante fazer ao menos uma pesquisa por ano, tanto com as famílias como os colaboradores, para identificar pontos de melhoria.

A Gestão Escolar Pedagógica e a Direcção do Aprendizado

A gestão pedagógica é um dos principais pilares da Gestão Escolar. Afinal, o desenvolvimento e formação de competências e habilidades profissionais e pessoais dos alunos é o principal objectivo de toda escola.

Uma boa gestão pedagógica envolve uma escolha inteligente de recursos e boa estruturação dos processos. Dessa forma, pode haver interdisciplinaridade e os professores podem planejar suas aulas correctamente.

Com um bom planejamento escolar, diferentes educadores terão mais informações sobre cada uma das salas para tratar de diferentes temas. Os processos são divididos na gestão do currículo, gestão da acção docente, gestão do patrimônio e gestão dos resultados. Procura também sempre investir na formação da tua equipa.  Se actualizando e crescendo constantemente, os educadores estarão mais motivados.

A Gestão de Recursos Humanos na Escola: Potencialize os Talentos

A Gestão de Recursos Humanos, apesar de ser muito subestimada em muitas escolas, é essencial.

Afinal, o que são os negócios sem as pessoas? Os professores são protagonistas em sua escola? Eles devem se sentir valorizados, só assim vão poder exercer todo o potencial do seu trabalho. Ouvi-los, entender o que é importante para eles, dar atenção e respeito são acções simples que vão ajudar a gestão e a coordenação a criarem um ambiente escolar harmónico.

A missão da escola é educar para o futuro, ela deve começar pelo exemplo em seu próprio ambiente. Ter um ambiente agradável, onde exista bom humor, companheirismo e busca constante pelo crescimento vai ajudar tua instituição a reter e atrair os melhores talentos.

É ilusão achar que cobrança excessiva vai fazer os profissionais das instituições de ensino renderem melhor. Nenhum bom educador deseja trabalhar em uma escola que não leva em consideração seus desejos, sentimentos e que seja indiferente à sua vida. Se o contrário disso acontece, e a direcção da escola se preocupa verdadeiramente com seus colaboradores, o papel de liderança é exercido correctamente.

A Importância do Planejamento Escolar

Para uma boa Gestão Escolar, o planejamento é essencial.

Antes do início lectivo, reúna toda a equipa de professores e coordenadores pedagógicos para discutirem sobre o planejamento da escola. Apresenta todas as métricas importantes que tiver, das avaliações feitas em anos anteriores. Os números sempre podem nos ajudar a tomar decisões melhores. Não necessariamente o planejamento precisa ser concluído no momento da reunião, mas é importante fazer algumas perguntas e registar as principais informações passadas pelo corpo docente.

Algumas perguntas vão ajudar a direccionar o planejamento:

  • Quais foram os maiores erros cometidos?
  • Quais foram os maiores aprendizados no último ano lectivo?
  • O que pode ser aprimorado?

O planejamento servirá para estabelecer os principais objectivos ao longo do ano e o que será ensinado. Sem estabelecer metas e sem organização, sua escola pode não ter rumo, nem uma identidade forte.

Fluxo de Caixa na Escola – O que é e como organizar?

Há uma infinidade de produtos e serviços inovadores à disposição da Gestão Administrativa para melhorar os resultados da escola. Algumas ferramentas ajudam na redução de custos, como quando a escola troca a agenda de papel pela digital, e também ajudam a melhorar a produtividade dos colaboradores.

Para os pagamentos das taxas do dia-a-dia, alguns programas específicos permitem imensa facilidade para o envio das cobranças, e também para a organização dos recebimentos. Mesmo com a ajuda da tecnologia, ter o controle do orçamento da instituição ainda é um grande desafio, como para qualquer outra empresa.

O fluxo de caixa nada mais é do que todo o controle de receitas, despesas, contas a pagar ou a receber, investimentos e inadimplência em determinado período.

O quê priorizar? Que tipos de gastos são os mais importantes? Quais geram o maior retorno?

Ter alguém com boa experiência na área financeira e que conheça a fundo a realidade da escola vai tornar este desafio mais simples. Usar um bom Sistema de Gestão tende a facilitar a organização das informações e também otimizar o trabalho de todos os colaboradores.

A seguir, as principais métricas para sua escola acompanhar para uma boa gestão financeira:

Como Fazer a Captação de Novos Alunos?

Mesmo que a sua escola não queira crescer e já tenha atingido o número máximo de alunos por série, ela vai precisar captar novos alunos. Com novas turmas formadas todos os anos, o ideal é que no momento que o aluno se matricula, você consiga registar por qual razão a família escolheu a tua escola.

Foi indicação de alguém? Ela encontrou no Google? Nas redes sociais? Viu alguma campanha de marketing? Se sim, qual?

Estas perguntas irão ajudar a entender qual o canal de tracção de alunos mais eficiente. Se está sendo a indicação, porque não pensar em um programa para recompensar quem indica? Se foi alguma campanha específica, vale a pena direccionar mais recursos para ela, e talvez diminuir os gastos e foco com outro canal que não vem trazendo tanto resultado.

A capacidade de cada tipo de canal de tracção de alunos (marketing digital, anúncios offline, etc) depende muito também da região em que sua instituição de ensino está localizada.

Portanto, testes e análise das métricas vai te ajudar a identificar o que mais funciona para atrair novos estudantes.

Como ter Sucesso na Retenção de Alunos?

A retenção de alunos tem muito a ver com o sucesso de todas as áreas da sua escola. Afinal, o modo mais fácil e seguro para ter uma boa taxa de retenção é atingir as metas estabelecidas.

Com os objectivos cumpridos, as famílias tendem a estar satisfeitas e com isso o sucesso é algo natural. Realizar pesquisas de satisfação com os pais também é algo que pode ajudar a escola a se antecipar a insatisfações e agir para diminuir o atrito.

Ao usar uma agenda digital, tenha um canal de atendimento “Sugestões, Críticas e Elogios” para que as famílias possam se expressar, isso favorece o diálogo. Entender também o que pensam os alunos é importante. Ao realizar pesquisas você pode identificar tendências e, com os dados, pode conseguir reduzir a evasão escolar.

A Gestão da Comunicação: Promova a imagem da tua instituição

Em um ambiente cada vez mais competitivo, a comunicação vem se tornando cada vez mais imprescindível nas escolas. Dessa forma, a Gestão Escolar deve se preocupar com a comunicação por vários aspectos:

1º. Uma comunicação é importante para fortalecer a parceria com os pais. Diversas pesquisas mostram como o engajamento das famílias ajuda no desenvolvimento educacional dos estudantes.

2º. Uma boa comunicação vai ajudar a reter alunos. Sabendo o que a tua instituição faz de bom, tua marca torna-se mais forte, e o valor gerado passa a ser notado.

3º. Uma comunicação bem feita vai te trazer novos alunos.

Ter uma ferramenta de comunicação facilita toda a gestão. A escola pode configurar a tecnologia conforme a sua necessidade. É possível otimizar, medir, testar e controlar todas as permissões, criar canais personalizados e elevar o patamar da comunicação.

As estatísticas geradas para os administradores do sistema podem ajudar a entender que tipo de mensagem os pais mais gostam de receber, quais deles estão mais engajados e quem são aqueles que estão mais distantes.

Procure também estimular a equipa a compartilhar bons conteúdos via agenda digital. Criar álbuns de fotos, enviar informações da rotina, das actividades em sala de aula, e tudo mais vai trazer bons frutos.

Descentralização da Gestão: Estimule outras lideranças na escola

Como a Gestão Escolar envolve as áreas pedagógica, financeira, administrativa, de recursos humanos e comunicação, é essencial ter colaboradores de confiança em cada uma dessas áreas, se possível. Ter todas as responsabilidades sob apenas uma pessoa é um erro, a não ser que a sua escola seja realmente muito pequena.

Afinal, é impossível conhecer todos os detalhes de cada um dos sectores. Logo, com especialistas em cada uma dessas áreas, eles devem ter autonomia para tomarem decisões. Mesmo que errem, devem ser estimulados a terem perfil de líder e então tentarem novamente e acertar. Nenhuma instituição é perfeita, mas quando há esforço, os resultados sempre acabam aparecendo, e o crescimento é contínuo.

Não existe fórmulas prontas, nem escolas perfeitas, mas todos ganham quando buscamos aprendizado e crescimento. Os recursos são diversos, a cultura local interfere bastante. As necessidades e os anseios das famílias são diferentes. O importante é nunca esquecer que cada escola tem a sua própria realidade.

Por que investir em livros sobre Gestão Escolar?

A Gestão Escolar envolve os mais diversos actores, como alunos, professores, pais ou responsáveis e outros colaboradores importantes para o funcionamento da escola. O gestor, além de coordenar as tarefas administrativas, também é responsável por conduzir a formação dos estudantes e aprimorar a qualidade do ensino.

O trabalho do Gestor Escolar envolve várias actividades, por isso, investir na formação profissional é fundamental para uma carreira de sucesso. Pensando nisso, reunimos os principais livros sobre Gestão Escolar que irão ajudar os directores a superar os desafios do dia-a-dia e tomar as decisões correctas.

A seguir uma lista de 20 livros para colocar em dia a leitura de bons gestores.

1. Educação digital – Luiza Ribeiro do Valle, Maria José Viana Marinho de Mattos e José Wilson da Costa

Com a popularização da tecnologia e a mudança no perfil dos alunos, a transformação digital na educação é um tema amplamente discutido. Neste livro, os autores trazem exemplos práticos do uso de ferramentas digitais para promover uma maior integração no ambiente escolar.

2. O Planejamento Estratégico: um Instrumento para o Gestor de Escola Pública - Claudia Zuppini Dalcorso

A autora Claudia Zuppini Dalcorso já trabalhou como directora em uma escola pública e viveu na pele o dia-a-dia das dificuldades e desafios enfrentados por essa instituição. Portanto, esse é um dos principais diferenciais desse livro, que apresenta os fundamentos de um planejamento estratégico no contexto escolar. Além disso, trata-se de uma leitura contextualizada que traz diversos aspectos desde o diagnóstico até a elaboração do plano de acção, a partir de um bom planejamento estratégico em uma escola.

3. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem - Telma Weisz

Telma Weisz é uma das autoras que fundamenta a prática pedagógica dentro das escolas, segundo a abordagem do construtivismo. Nesse livro, ela demonstra a interacção entre o ensino e a aprendizagem nas escolas, de acordo com as práticas dos professores. Dessa forma, com essa leitura você pode descobrir uma série de práticas e actuações para formar os educadores da sua instituição de ensino. Ele proporciona uma nova visão sobre o processo de aprendizagem e permite que você tenha insights sobre outras formas de actuação capazes de potencializar a educação dos alunos da tua escola.

4. Organização e Gestão da escola: Teoria e Prática – José Carlos Libâneo

Esta obra destina-se ao estudo da escola como instituição básica do sistema escolar e local de trabalho do professor. Foi escrita para ajudar o educador a conhecer a estrutura e a organização das escolas e suas condições para o exercício profissional. O estudo das práticas de organização e de gestão da escola é indispensável para a construção de uma escola democrática e participativa, que prepara os alunos para a cidadania plena. Este livro proporciona a todos os que irão trabalhar em escolas - directores, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários técnico-administrativos - o conhecimento da organização escolar, das formas de gestão e de competências e procedimentos necessários à participação eficaz a vida da escola, incluindo a elaboração e discussão pública do projecto pedagógico-curricular.

5. Avaliar Para Promover: as Setas do Caminho - Jussara Hoffmann

Jussara Hoffmann é uma autora que iniciou a sua trajectória na educação no ano de 1972. Durante a jornada, ela já actuou como professora de escola pública, coordenadora pedagógica e professora universitária, liderando uma série de estudos sobre a avaliação de crianças como um processo de aprendizagem. Ela trata de um assunto polêmico entre os professores, trazendo uma nova visão sobre o significado de avaliação escolar e as funções desse processo na aprendizagem dos alunos. A autora defende a ideia de que a avaliação deve ser utilizada para promover a aprendizagem, melhorando a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.

6. Gestão Escolar: Perspectivas, Desafios e Função Social - Eduardo Monteiro e Artur Motta

A sociedade e o mundo no qual você e os teus alunos vivem está mudando rapidamente. De acordo com essa tese, Eduardo Monteiro defende que a prática dentro das escolas determina uma série de questões na formação acadêmica e social dos alunos, influenciando em como as próximas gerações vão se comportar no mundo. É exactamente sobre isso que essa obra trata. O autor traz uma série de reflexões baseadas no conhecimento, comunicação e informação passada dentro da sala de aula, abrindo horizontes para a criação de uma prática coerente com a realidade do mundo e formadora de agentes de mudança.

7. Tecnologias na Formação e na Gestão Escolar -  Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso

A tecnologia é outro elemento cada vez mais presente no mundo actual. Os alunos já nasceram na Era Digital e a tela de um computador ou celular faz parte da realidade desde muito pequenos. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e Myrtes Alonso trazem esse assunto no livro escrito por essas autoras. Elas embasam a discussão na experiência do projecto Gestão Escolar e Tecnologias para ensinar aos gestores escolares como trazer a tecnologia para o cotidiano da sala de aula.

8. A Gestão Participativa na Escola - Heloísa Lück

Para que você alcance os seus objectivos dentro da escola é essencial garantir a participação e trabalho de todo o time em prol dessas metas. É exactamente isso que Heloísa Lück defende em seu livro. Nessa obra, a autora traz o conceito de gestão participativa e defende a utilização desse conceito dentro do ambiente escolar. Além disso, ela mostra as diferenças entre administração e gestão escolar, além de defender a ideia de que os objectivos só são alcançados quando os membros se comprometem e canalizam as suas energias em prol do que é importante.

9. Liderança em Gestão Escolar - Heloisa Lück

Neste livro que faz parte da Série Cadernos de Gestão, a autora foca no exercício da liderança efectiva em sua própria actuação profissional e na dos membros da comunidade escolar. Ela defende a promoção de uma cultura escolar que seja marcada pelo comprometimento conjunto com os objectivos educacionais, pelo espírito de equipa e pela proactividade.

10. O Que Revela o Espaço Escolar? Um Livro Para Directores de Escola - Comunidade Educativa Cedac e Editora Moderna

Um guia que nos dá a oportunidade de olhar para os espaços sem mistérios. Ele proporciona a percepção de cada situação e seu lado pedagógico para resolver os conflitos sem buscar culpados. A intenção é apresentar as diversas formas de solucionar os problemas e comunicar a proposta que a escola desenvolve.

11. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas - Adelar Hengemühle

O livro traz referências teóricas para fundamentar e orientar a forma como a Educação pode ser concretizada. O autor lista factores que devem ser considerados em qualquer projecto educacional, como o perfil do aluno que os professores e gestores estão buscando e os fundamentos educacionais podem dar vida aos conteúdos, à metodologia e à avaliação.

12. A Escola Participativa – O Trabalho do Gestor Escolar - Heloisa Lück, Kátia Siqueira de Freitas, Robert Girling, Sherry Keith

O livro trata da questão da gestão escolar participativa de forma didáctica e acessível. Expõe uma visão teórica do assunto e coloca em discussão pontos concretos, que incluem liderar e motivar a equipa escolar, buscar soluções para os problemas e administrar o trabalho dos profissionais.

13. Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário - Delia Lerner

A autora discute a função da escola em formar leitores e escritores autônomos, apontando caminhos para se atingir tal objectivo. Ela destaca a importância do professor ao criar condições para que os alunos participem da cultura escrita, desde a alfabetização inicial.

14. Ser Professor e Dirigir Professores em Tempos de Mudança - Lourdes Bezerra, Olga Casanova, Jerônimo García Ugarte

Em busca de um novo modelo de direcção, os autores se debruçam sobre os novos processos de comunicação, sem deixar de lado empatia como alma de toda a comunicação. O livro foca no trabalho de equipa, papel da liderança e como trabalhar o clima que predomina na escola. Também traz uma síntese da ideia de Educação como tarefa de humanização, com indicações bibliográficas, divididas em quatro secções: direcção, ser professor, Educação em geral e temas variados.

15. A Prática Educativa – Como Ensinar - Antoni Zabala 

Ao tratar das práticas docentes, o autor elabora um modelo que poderia trazer subsídios para análise da prática profissional. Ele contrapõe ao modelo do professor aplicador de fórmulas herdadas a aplicação do pensamento prático. Planejamento, aplicação e avaliação devem assegurar sentido às variáveis metodológicas. Também trata da organização da escola, da classe e distribuição do tempo.

16. Dimensões da gestão escolar e suas competências - Heloísa Lück

Este livro fundamenta os princípios da Educação e da gestão escolar e suas competências. A autora defende que a gestão pedagógica é um processo de articulação importante para o trabalho o director, compartilhada com um coordenador ou supervisor. Para ela, o director deve liderar e organizar o trabalho de todos que actuam na escola, mas precisa reflectir e aprofundar seus estudos.

17. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino - Vitor Henrique Paro

Neste livro, o autor cita resultados de sua investigação na rede de escolas públicas de Ensino Fundamental. Ele cita a visão dos agentes escolares e seu efeito na estrutura didáctica e administrativa – e, consequentemente, na construção da cidadania. Ele examina o conceito de qualidade do ensino e qual a sua relação com a democracia e a organização da escola.

18. Aula Nota 10: 49 Técnicas Para Ser um Professor Campeão de Audiência -  Doug Lemov

Já que a gestão precisa, também, estar preocupada com a sala de aula, entender as técnicas didácticas e pedagógicas é fundamental. Tanto para repassar nas formações contínuas de docentes quanto para adaptar projectos pedagógicos da melhor forma. Por mais que a proposta seja de apresentar 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência, o livro permite que gestores repensem as técnicas para sua prática de gestão.

19. Gestão Escolar – Dicas Corporativas – Nossas Escolas Estão Prontas Para os Desafios? - Almir Vincentini

O autor destaca neste livro que as escolas estão inseridas em um mundo globalizado e, assim, são sensíveis às mudanças que isso implica na sociedade. A obra discute, de forma impactante, como as escolas de modelos tradicionais podem se adaptar às demandas exigidas pelas corporações e ao modelo que se instala na globalização. Indicamos esse livro pois acreditamos que é necessário todo gestor compreender como as demandas das corporações podem influenciar as instituições escolares e qual é o papel da gestão nesse cenário. 

20. O Monge e o Executivo - James C. Hunter

Um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipa dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. Através da história James C. Hunter apresenta conceitos fundamentais para melhorar nossa capacidade de liderança e o convívio com os outros, ajudando assim a nos tornarmos pessoas melhores e abrindo caminho para o sucesso duradouro.

Fontes:

https://escolaemmovimento.com.br/blog/gestão-escolar/

https://blog.saseducacao.com.br/livros-sobre-gestao-escolar/

https://www.proesc.com/blog/7-livros-sobre-gestão-escolar-que-se-deve-ter-na-cabeceira/

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1940/15-livros-para-formar-sua-biblioteca-como-gestor

https://blog.elevaplataforma.com.br/gestão-escolar-e-gestão-educacional/

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari