O Desenvolvimento da Criança na Educação Pré-Escolar

Postado por inovar 01/12/2022 0 Comentários

O Desenvolvimento da Criança na Educação Pré-Escolar

 

 

 

A fase mais importante do desenvolvimento humano é a primeira infância, do zero aos seis anos. É nela que toda a arquitetura cerebral é construída, e o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social que a criança terá nessa fase terá reflexos directos em todas as outras etapas da sua vida.

 

As escolas da primeira infância merecem destaque especial neste processo, pois possuem papel fundamental na construção do desenvolvimento infantil.

 

Sabemos que é uma maratona o dia-a-dia nas escolas de Educação Pré-Escolar. Então, diante de todo esse seguimento como acompanhar o desenvolvimento dessas crianças de forma transparente e fiel à realidade?

 

Neste contexto, é importante que o desenvolvimento da criança seja documentado pelas escolas diariamente através de portfólios, meio este de acompanhar o que se passa, agregar e conseguir identificar progressos e eventuais atrasos.

 

É papel do professor e do gestor monitorar o desenvolvimento de habilidades motoras, de fala e relacionamento das crianças. É claro, os pais também têm papel fundamental nessa questão. No entanto, a escola pode ser uma incentivadora desse processo e assessorar a família quando algo não está de acordo.

 

O desenvolvimento infantil na escola, para o bom andamento de todo processo, precisa ser acompanhado desde o nascimento do bebé a fim de identificar possíveis problemas e tratá-los adequadamente, quando esse for o caso.

 

É sabido que enquanto os pais trabalham as crianças passam um longo período na escola, assim, é papel do educador conversar com a família sobre as conquistas e também sobre as dificuldades encontradas no dia-a-dia da criança.

 

Quando falamos de desenvolvimento infantil, não podemos deixar de ressaltar aspectos importantes, tais como:

 

  • A criança não se desenvolve de forma linear; muitas vezes, ocorrem avanços e retrocessos.
  • O desenvolvimento infantil é um processo gradativo; ele possui várias fases.
  • Cada criança é um ser único, por isso é preciso respeitar o seu tempo e suas necessidades.
  • O excesso ou a falta de estímulos pode interferir nesse processo e levar a dificuldades futuras.
  • Se cada criança é um ser único, não devemos fazer comparações entre elas, mesmo que tenham a mesma idade.

 

É importante ressaltar que as quatro áreas citadas anteriormente - desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social - necessitam estar sintonizadas e precisam se desenvolver na mesma proporção. Uma criança que no dia-a-dia tem contacto com livros, com a internet, com jogos de construção, mas que, ao mesmo tempo, não tem o hábito de frequentar playgrounds, praticar esportes e ter pequenas responsabilidades, como banhar-se ou vestir-se sozinha, indiscutivelmente terá uma área cognitiva a prevalecer sobre as outras.

 

É comum nos depararmos com crianças com menos de cinco anos que já leem e escrevem algumas palavras, comportamento que gera dúvidas aos pais, os quais começam a se questionar se seu filho se encontra na série correcta ou se não deveria frequentar uma turma mais “avançada”.

 

Nesse caso, não podemos esquecer que essa competência se apresenta nos momentos em que a criança quer, sem que o escrito ou a leitura possua um significado ou uma função social. Se exigirmos a escrita como tarefa diária dessa criança, ela apresentará dificuldades, pois emocionalmente estará em outra fase. Além disso, essa actividade, antes prazerosa, passará a ser cansativa, pois suas habilidades motoras não estarão preparadas para o momento.

 

Por fim, é preciso mencionar o aspecto social. Em uma turma mais avançada, o relacionamento da criança com os colegas da sala poderá ser comprometido, afinal ela buscará brincadeiras de sua idade e não da idade das crianças do grupo em que ela se encontrará, o que não permitirá a criação ou o fortalecimento de vínculos.

 

 

A primeira infância é uma fase muito importante e deve ser tratada como tal, pois é a base para o desenvolvimento do indivíduo como um todo. A curiosidade é nata nas crianças, o que faz com que elas constantemente busquem respostas. À medida que elas desenvolvem as competências linguísticas, elas começam a se expressar de outras formas; nesse momento, as competências físicas, emocionais e sociais se integram, propiciando o desenvolvimento cognitivo.

 

Na Educação Pré-Escolar a criança pode construir e interiorizar regras, saber compartilhar, aprender a lidar com as frustrações, conquistar autonomia, ser autoconfiante, desenvolver a coordenação motora e ser protagonista da sua história. Por isso, o espaço escolar deve oferecer condições, meios e oportunidades para que a criança utilize seus conhecimentos prévios e construa novas aprendizagens.

 

A criança aprende através de desafios, em um ambiente atractivo e organizado. Ao ser desafiada, ela adquire novas formas de pensar, provoca a imaginação, o desenvolvimento da sensibilidade e a construção do conhecimento.

 

O convívio com outras pessoas é outro aspecto fundamental, pois ele proporcionará a aprendizagem da diversidade, como também o aprendizado de regras sociais e de convivência.

 

E como proceder com alunos quando chegam na Educação Pré-Escolar?

 

 

Aqui cabe a ressalva que é primordial planejar o momento de receber essas crianças.

 

Sabe-se que o primeiro contacto que a criança tem com a escola é um momento único e especial, tanto para a família quanto para a escola.

 

A partir desse pressuposto, é fundamental que o professor receba as crianças com o maior afecto possível, a demonstrar simpatia e principalmente passar segurança para os pequenos iniciantes do convívio escolar, bem como nas actividades propostas.

 

O planejamento das actividades a serem inseridas é considerado o momento principal que irá propiciar a aceitação, a participação e a evolução da criança nesse novo ambiente.

 

Com o objectivo de enriquecer e facilitar o trabalho do professor de Educação Pré-Escolar, em especial do Jardim Infantil, segue algumas sugestões de actividades e práticas a serem aplicadas para as crianças dessa fase escolar.

 

Actividades e condutas a serem aplicadas para alunos do Jardim Infantil

 

 

 

  • Com o objectivo de controlar os esfíncteres do aluno, orienta-se o professor a estimular e incentivar a criança de forma tranquila e gradativa.
  • Elabora actividades que aborda a higiene bucal e coloca em prática com os alunos após o momento do pequeno-almoço, incentivar o uso do creme e da escova dental. Teatro com fantoches é uma actividade que chama a atenção dos alunos, porém quando bem elaborada.
  • No horário do pequeno-almoço, auxilia o aluno a alimentar-se, mas dá liberdade para que ele aprenda a fazer sozinho. Lembre-se de que o papel do professor é de orientar e não realizar tudo que é proposto.
  • Trabalha com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimular partes do corpo.
  • Conta histórias infantis, porém curtas.
  • Trabalha com o corpo através de estímulos, de forma a estimular a criança a identificar e nomear as partes do seu corpo. No momento do banho também pode ser trabalhado o corpo.
  • Incentiva e desenvolva a fala, conversa diariamente com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia, dá possibilidade a essa criança de expressar seus desejos através da fala, a evitar somente a comunicação gestual, bem como favorecer o desenvolvimento da sua linguagem.
  • Trabalha com garatujas, utiliza folhas brancas, lápis, giz de cera e/ou tinta guache atóxica. Nesse momento é fundamental que o professor fica atento para o aluno não levar esses materiais à boca e olhos.
  • Aplica actividades com traçados simples (a desenvolver a coordenação motora), rasgar papel e trabalhar com massinhas, com formas geométricas: círculo, quadrado e triângulo, exercícios de encaixe, a incentivar o acerto. No início o professor deve auxiliar a criança, no segundo momento deve deixar com que ela o faça.

 

Trabalhar com a criança possibilita ao professor criar inúmeras actividades. O importante é que no momento do planejamento o mesmo esteja a criar actividades que tenham como finalidade propiciar o desenvolvimento da criança como um todo.

 

Fontes:

https://www.objetivo.br/conteudo.asp?ref=cont&id=852

https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/como-proceder-com-alunos-maternal.htm

https://educacaoinfantil.aix.com.br/acompanhar-o-desenvolvimento-infantil-na-escola/

 

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari