O que é método fónico de alfabetização?

Postado por inovar 05/04/2021 0 Comentários
 
O que é método fónico de alfabetização?
 
 
 
                                                                                                     
 
 
 
 
 
 
 
O método fónico, também chamado de método fonético, é um método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes) para, depois, utilizá-las para formar sílabas e palavras.
 
 
Um exemplo a ser dado é do Brasil, a metodologia fônica surgiu em meio às críticas ao método da soletração (ou alfabético), que, depois da década de 1980, já não apresentava sucesso como forma de alfabetização de crianças. De acordo com dados de pesquisas, nota-se a presença eficaz do método fónico nos Estados Unidos, Reino Unido e França, onde há, inclusive, registros de aplicação desde 1719.
 
 
No método fónico, há um ciclo de alfabetização muito bem definido. Apesar das inúmeras maneiras de desenvolver o carácter significativo da aprendizagem dos alunos, existe uma estratégia para garantir que a alfabetização seja bem-sucedida: cada letra é aprendida como um fonema, ou seja, um som, que, ao ser associado a outras letras, formam sílabas e, dão sequência ao andamento, palavras.
 
 
Por seu carácter formativo, somado ao respeito com o ritmo de aprendizagem do aluno, o método fónico é indicado para crianças pequenas, que podem aproveitar cada benefício da metodologia caso ela seja aplicada desde o começo do processo de alfabetização.
 
 
 
MÉTODO FÓNICO DE ALFABETIZAÇÃO – PASSO A PASSO
 
 
Embora seja flexível e adaptável aos contextos, a alfabetização por meio do método fónico segue uma linha essencial de aprendizagem. Confira-a a seguir:
 
 
 
1. CONHECER OS SONS DAS LETRAS
 
 
O primeiro passo para iniciar de facto a alfabetização em sala de aula é fazer com que os alunos conheçam as 26 letras do alfabeto. Válido pontuar que é recomendado começar pelas vogais, uma vez que essas 5 letras são de fácil compreensão e assimilação.
 
 
Há várias possibilidades de o professor apresentar os fonemas das letras. O educador que alfabetiza alunos por meio do método fónico pode definir a letra a ser trabalhada no dia e escolher uma palavra significativa (que começa com a letra) para o dia. A partir disso, o educador pode utilizar a palavra em vários contextos, escritos e falados, fazendo com que os alunos compreendam que aquela palavra significativa está relacionada à letra destacada.
 
 
Uma outra opção é veicular uma palavra à imagem e som. Essa forma de apresentar as letras é bastante comum nas escolas de Ensino Infantil. A ideia consiste em definir a letra que será estudada no dia e, a partir disso, mostrar ao aluno uma imagem de fácil assimilação que começa com a letra escolhida. Isso pode ser feito por meio de cartas, jogos ou até mesmo vídeos. Essa forma permite, ainda, brincadeiras ligadas à formação de sílabas.
 
 
Outros educadores preferem apresentar as letras por meio da contação de histórias, a dar, de tal maneira, sentido aos fonemas. Isso permite que os alunos que estão em processo de alfabetização relacionem histórias que já conhecem ao mundo das letras e palavras, desta forma está a ampliar o significado de seu universo de conhecimentos e saberes.
 
 
É possível unir e combinar as várias formas de apresentar as letras e seus sons. Nessa apresentação, não pode faltar paciência e criatividade.
 
 
 
2. A COMBINAÇÃO DOS SONS
 
 
Na alfabetização pelo método fónico, a professora alfabetizadora não precisa ensinar aos alunos o “som” das letras. Pelo menos esse não é o objectivo final. O objectivo é ajudar o aluno a entender que ao mudar a letra, muda-se o som. É isso que significa “descobrir” o princípio alfabético. O próximo passo, na alfabetização, será identificar o valor de cada correspondência (p + a = pá e p + e = pé). Isso significa decodificar.
 
 
Existem técnicas comprovadas e consagradas para ajudar o aluno a adquirir a consciência dos fonemas. Basicamente o aluno precisa aprender duas técnicas básicas:
 
Análise de fonemas, isto é, decompor uma palavra nos seus “sons”. Por exemplo, a palavra decomposta em seus três fonemas: UAI /u/ /a/ /i/.
Síntese e fonemas, isto é, juntar os fonemas representados pelas letras para produzir o som da palavra. Por exemplo: /u/ /a/ /i/ UAI.
 
 
As actividades mais adequadas para aprender essas técnicas incluem:
 
 
Identificar o som de cada fonema da Língua Portuguesa
Discriminar um fonema de outro (/v/ de /f/, por exemplo).
Identificar o nome de cada letra (o nome da letra F é “efe” ou “fê”, mas o som que ela representa é o /f/).
Identificar o fonema mais típico que cada grafema (uma ou mais letras) representa.
 
 
O que o aluno precisa aprender?
 
 
Para cada par fonema-grafema, o aluno precisa aprender:
A identificar o fonema em diferentes posições na palavra.
A identificar o grafema (letra ou letras) que representam o fonema.
A fazer análise, ou seja, decompor uma palavra nos fonemas que a constituem.
A fazer síntese, isto é, juntar sons para formar palavras. A síntese pode ser tanto oral (a partir de palavras ouvidas) quanto escrita (a partir da leitura de palavras).
 
Além dessas competências, as primeiras actividades ajudam o aluno a desenvolver consciência fonológica, ou seja, a capacidade de identificar e discriminar unidades de som maiores, até que chegue ao nível do fonema. (OLIVEIRA, João Batista. Manual da Consciência Fonêmica: Instituto Alfa e Beto, 2013) 
 
Depois que as crianças em período de alfabetização já são capazes de associar as letras do alfabeto ao seu respectivo som, é realizável a combinação de letras para a formação de sílabas e palavras. 
 
Uma vez que as sílabas tenham sido ensinadas, o processo de leitura e escrita de palavras se torna mais tranquilo. O professor pode começar com palavras de duas sílabas de estrutura simples (CVCV, como casa e bote) e depois passar para palavras de estrutura menos definida, como as palavras com sílabas que apresentam duas consoantes ou vogal entre consoantes, por exemplo.
 
Uma actividade muito simples e valiosa para ser aplicada em sala de aula nessa etapa da alfabetização é a de trocar letras para formar as palavras. Para realizá-la, basta o professor escrever uma palavra no quadro e pedir para que os alunos troquem uma vogal da palavra por uma vogal diferente e confiram se a palavra formada existe no português.
 
O ideal é começar com palavras simples, como trocar as vogais de gato, e aumentar a dificuldade conforme a criança for desenvolvendo sua capacidade de escrita e leitura, propondo, por exemplo, palavras extensas e troca de sílabas.
 
Nessa etapa, o educador precisa ter muito cuidado para não apresentar sílabas ou palavras de complexidade além daquelas que os alunos conseguem codificar e decodificar. Caso essa capacidade não seja respeitada, o aluno pode não ser alfabetizado de forma efectiva, o que gera reflexos negativos em todo o processo de ensino-aprendizagem pós-alfabetização.
 
 
 
3. APRENDER A MONTAR FRASES
 
 
Com um léxico ampliado, as crianças podem elaborar frases ao juntar seus conhecimentos acerca dos fonemas, grafemas e a combinação de ambos. Uma ideia de actividade instrutória a essa etapa é o professor falar e escrever no quadro uma palavra e solicitar que os alunos formem frases com aquela palavra.
 
 
Mais adiante, o professor pode propor actividades que envolvam a elaboração de textos para a prática cotidiana. Dar ideia de temas para que os alunos escrevam listas (como lista de actividades favoritas, melhores amigos e datas comemorativas, por exemplo) e criar situações do dia-a-dia para que os estudantes escrevam bilhetes são actividades de fácil aplicação que envolvem géneros textuais importantíssimos para a formação dos alfabetizados.
 
 
Depois de um período com foco nas actividades voltadas para o campo de experiência da vida cotidiana, é hora de iniciar a leitura e escrita de textos de géneros literários, fazer com que os alunos alfabetizados pelo método fónico tenham contacto com a produção artística.
 
 
A utilização de poemas e músicas infantis representa um ótimo primeiro passo para esse contacto com as artes na escola. Um outro género interessante para os alunos é o teatral, que envolve a iniciação à leitura dramática e produção de textos próximos da língua falada.
 
 
Além de textos artísticos, faz-se essencial o desenvolvimento da escrita escolar, uma vez que ela é básica para os anos que vão à frente do período de alfabetização. Logo, propor redações com temáticas simples, como escrever como foi o dia, e temas voltados à pesquisa, como escrever sobre a família ou sobre um tipo de animal, por exemplo, também está envolvido com o processo de alfabetização.
 
 
 
A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO FÓNICO NA ALFABETIZAÇÃO
 
 
Para alfabetizar uma criança por meio do método fónico, é preciso entender as características e o princípio da metodologia.
 
 
O método fónico é baseado no ensino do código alfabético de forma dinâmica, ou seja, as relações entre sons e letras devem ser feitas através do planejamento de actividades lúdicas para levar as crianças a aprender a codificar a fala em escrita e a decodificar a escrita no fluxo da fala e do pensamento (PEREIRA, Cleuzira Custodia et. al. Alfabetização: métodos e algumas reflexões. Caldas Novas: UNICALDAS, 2013).
 
 
Por misturar tendências cientificas à preocupação com o ritmo infantil, o método fónico de alfabetização se destaca como uma metodologia pensada para o sucesso das crianças. Os alunos, por terem seu tempo de aprendizagem respeitado, compreendem mais facilmente o processo de alfabetização no qual se encontram e atribuem um significado maior aos conteúdos desenvolvidos.
 
 
Esse respeito e significação ainda contribuem para um dos grandes diferenciais do método fónico: o tempo de alfabetização. Alguns especialistas em aprendizagem da leitura e escrita destacam que a metodologia em questão alfabetiza as crianças no período de quatro a seis meses. Por envolver rapidez, adequação e bons resultados, a estratégia fónica é o método de alfabetização mais indicado nos documentos oficiais dos países desenvolvidos.
 
 
 
Fonte:
 
https://www.sistemamaxi.com.br/o-que-e-metodo-fonico-de-afabetizacao 
https://www.alfaebeto.org.br/2020/01/13/metodo-fonico-como-ensinar-o-som-das-letras
 
 
Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian  Delázari