Pedagogia Logosófica: o que posso fazer como educador para a formação de seres mais humanos?

Postado por inovar 06/06/2023 0 Comentários

Pedagogia Logosófica: o que posso fazer como educador para a formação de seres mais humanos?

 

 

 

Origem e Fundamento

 

A Pedagogia Logosófica tem sua origem na Logosofia, ciência criada pelo educador e pensador humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche. González Pecotche nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 11 de agosto de 1901. Com apenas 29 anos, reagiu contra a rotina dos conhecimentos e sistemas usados para a educação e a formação do ser humano e deu nascimento à Logosofia, ciência de profundo significado humanístico, a qual apresenta uma clara concepção do ser humano, do Universo e das Leis que regem toda a Criação.

 

Logosofia é uma ciência nova, que revela conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito humano a prerrogativa de reinar na vida do ser que anima. Conduz o homem ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis eternas.

 

A logosofia é uma ciência criadora de conhecimentos concretos para a vida que surgiu em 1930, quando Pecotche inaugurou a primeira escola em Córdoba, na Argentina, que apresentou uma nova concepção do pensamento humano perante os problemas do mundo. Neste contexto, surge uma concepção original do homem, em sua organização psíquica e mental, e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e proporções. A partir daí abriu-se, então, um novo caminho para o desenvolvimento humano.

 

Etimologia

 

O Logos (em grego λόγος, palavra), no grego, significava inicialmente a palavra escrita ou falada, o Verbo. Mas a partir de filósofos gregos como Heráclito passou a ter um significado mais amplo. Logos passa a ser um conceito filosófico traduzido como razão, tanto como a capacidade de racionalização individual ou como um princípio cósmico da Ordem e da Beleza.

 

Sophia (em grego Σοφία, sabedoria) é o que detém o “sábio” (em grego σοφός, “sofós”). É um conceito que distingue-se de “esperteza” ou do que comumente é chamado “inteligência”.

 

O nome “logosofia” combina as raízes gregas “logos” e “sophia”, as quais González Pecotche adotou com significados específicos respectivamente de “verbo criador ou manifestação do saber supremo”, e “ciência original ou sabedoria”, para “designar uma nova linha de conhecimentos, uma escola, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios”.

 

O que é a Pedagogia Logosófica? 

 

Pedagogia Logosófica é uma linha pedagógica original, que traz em sua concepção conhecimentos que possibilitam conhecer e dominar de maneira consciente as grandes prerrogativas de que é dotado o ser humano.  Ela destaca-se por integrar uma nova geração de conhecimentos que actuam directamente nas causas, favorece a formação integral e abrange os múltiplos aspectos da vida, de ordens moral, mental e espiritual. 

 

É uma pedagogia que apresenta conhecimentos que transcendem a esfera comum e que reeducam o homem, propicia a realização do processo de superação e de aperfeiçoamento individual, a começar por um dos grandes objetivos da Ciência Logosófica que é o conhecimento de si mesmo.

 

O trabalho realizado dentro da Pedagogia Logosófica baseia-se em duas forças: o conhecimento e o afecto. O conhecimento alimenta a mente humana, e o afecto, por sua vez, é a expressão mais elevada e consciente do amor. Aquele que se propõe aplicar as diretrizes desta Pedagogia sente-se constantemente estimulado ao cultivo de valores internos e à prática do bem.

 

A proposta desta linha pedagógica é também a de formar um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, onde se cultivem qualidades morais e éticas, a exemplo de respeito, alegria, tolerância, serenidade, ajuda sincera, liberdade, estímulo ao saber, experimentados por quem educa e por quem é educado, a evidenciar o grande bem que a Pedagogia Logosófica constitui para todos. Uma das particularidades mais relevantes desta Pedagogia é a de educar para a vida.

 

Os pontos-chave desta metodologia de ensino mostram como concretizar este plano que é tanto ousado e transcendental quanto fundamental.

 

São eles:

  • Desenvolvimento de sensibilidade;
  • Ajudar os estudantes a descobrirem o significado da vida;
  • Proporcionar convicção na hora de tomar decisões;
  • Diminuir a angústia de estar “perdido”;
  • Ver problemas como desafios;
  • Construir a felicidade dentro de si;
  • Mudar a si mesmo. E não querer que o outro mude.
  •  

O conceito de ser humano na logosofia

 

 

 

Os colégios logosóficos que abordam essa metodologia se preocupam com a educação integral biopsicoespiritual, e levam em consideração a realidade física, psicológica e espiritual de cada aluno.

 

Desenvolvimento integral do ser humano

 

De acordo com a logosofia, o ser humano tem 3 sistemas: o sistema mental, o sistema sensível e o sistema instintivo. E quanto mais a escola contribuir para o desenvolvimento destes sistemas, mais inteligentes serão os seres humanos formados por ela.

 

Por isso, o ensino tem que proporcionar o desenvolvimento do sistema mental e sensível de cada um.

 

Que tipo de ser humano a escola quer formar?

 

Quando temos este conceito muito bem determinado e sabemos qual é o tipo de ser humano que a escola quer formar, é possível iluminar o exterior do aluno, ampliar sua visão de mundo, e também o seu interior, para que cada um conheça cada vez melhor a si mesmo.

 

Se preocupar com o desenvolvimento do mundo interior e exterior do aluno faz com que ele desenvolva uma inteligência emocional e saiba exactamente quais são os recursos que tem para lidar com cada tipo de situação. Sendo assim, este conhecimento permite educar de outra forma.

 

A força de reflectir

 

 

 

Outro ponto positivo em ensinar e incentivar os alunos a conhecerem seus próprios sentimentos está em seleccionar os pensamentos para aprender a usar sempre os seus melhores recursos como:

  • Pensar;
  • Ter defesas mentais;
  • Seleccionar pensamentos;
  • Olhar para dentro e cultivar a reflexão.
  •  

Aqui a cultura do medo não tem vez

 

Nesta metodologia os alunos aprendem a libertar a mente de temores, porque o medo engessa a faculdade de pensar e bloqueia a mente para o aprendizado.

 

As correcções na Pedagogia Logosófica

 

Os colégios que utilizam a Pedagogia Logosófica não têm a cultura de castigar o aluno que cometeu algum erro. Os professores e a direcção, ao contrário, instruem o aluno para o bem. Faz-se uma análise do erro e juntos, (aluno, escola e família), encontram a solução, sem ameaças.

 

O poder da força do afecto

 

 

 

O afecto é um aspecto básico para a logosofia. Não basta apontar o erro. A escola tem que ajudar o aluno a entender porque determinada atitude é errada. E fazer com que ele sinta vontade de mudar sua conduta. O lema é corrigir o erro com o acerto.

 

Empatia e Gratidão

 

 

 

A logosofia procura desenvolver a sensibilidade e capacidade de dar importância ao bem recebido, a famosa e quase rara “gratidão”.

 

A escola imbuída nesta metodologia ajuda o aluno a cultivar o sentimento de “camaradagem”, a buscar o equilíbrio entre a mente e a sensibilidade e incentivar que uns ajudem aos outros na superação de suas respectivas dificuldades. É muito importante ensinar os alunos a sentir gosto e vontade de serem melhores e de fazer o bem.

 

Família: elemento mais que fundamental

 

 

 

Mas para que todo este trabalho aconteça e se torne realidade, a logosofia clama pela interacção com a família. Afinal, as lições aprendidas em casa e na escola são complementares para a formação de um ser humano realmente mais humano.

 

Nesta jornada, a família deve actuar principalmente na valorização dos esforços e das boas atitudes.

 

Sendo assim, o trabalho eminentemente construtivo da Pedagogia Logosófica trata de aspectos importantes sobre o funcionamento do sistema mental, das suas faculdades, dos pensamentos, do sistema sensível, da sensibilidade, das faculdades sensíveis, do sistema instintivo, do mecanismo da vontade. Ao favorecer ao educando conhecer sua realidade interna, propicia que ele vincule esses conhecimentos à própria vida. 

 

A Pedagogia Logosófica pretende, com tudo isso, trabalhar na formação de uma nova cultura, onde os seres humanos se respeitem e queiram contribuir cada vez mais uns com os outros e fazer do mundo um lugar melhor.

 

Fontes:

https://www.colegiologosofico.com.br/pedagogia

https://logosofia.org.br/conteudos/a-pedagogia-logosofica

https://hypescience.com/logosofia-educacao/

https://logosofia.org.br/logosofia/#

Texto adaptado por: Profª Eliane Aparecida Zulian Delázari