Robótica educacional: importância para crianças e adolescentes

Postado por inovar 07/11/2023 0 Comentários

Robótica educacional: importância para crianças e adolescentes

 

 

 

 

Quando se fala em robótica, nosso imaginário já remete a filmes como AI-Inteligência Artificial ou o Exterminador do Futuro. Então, a expressão “robótica para crianças” causa certo estranhamento, não é mesmo? O ensino de robótica para crianças é bem mais simples do que isso. 

 

Afinal, o que é robótica?

 

Engane-se quem pensa que a robótica nas escolas é algo recente, que chegou junto com a digitalização.

 

Essa prática foi introduzida nas escolas na década de 1960, graças ao cientista Saymourt Papert, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Papert foi um matemático e educador estadunidense nascido na África do Sul.

 

É claro que, em vários países essas actividades ainda não chegaram à maioria das escolas. A pandemia de Covid-19, porém, mostrou que a educação precisa se reinventar para se adequar às necessidades da nova economia. 

 

A robótica permite que as crianças tenham contacto com a criação de games e de aplicativos, por exemplo, e com robôs que podem ajudá-las a desenvolver a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipa, como também noção de protagonismo. Esse aprendizado se baseia na técnica de “learning by doing” (aprender fazendo). Nesse tipo de aprendizado, o professor deixa de ser o único provedor de informações e se torna um parceiro no processo de aprendizagem do aluno.

 

Nas aulas de robótica para crianças, os pequenos se deparam com a construção de um protótipo – um experimento exploratório e investigativo – que possa resolver um problema.

 

 

 

Na Educação Pré-Escolar e nos primeiros anos do Ensino Primário, a robótica educacional proporciona aos estudantes tudo que eles precisam para construir e programar um robô capaz de executar várias tarefas simples. 

 

Para crianças mais velhas, que cursam os últimos anos do Ensino Secundário, são criados robôs mais avançados.

 

De qualquer modo, a complexidade da disciplina é sempre adaptada à idade do aluno. 

 

Todos nós sabemos que, hoje em dia, a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano e que os robôs vêm ocupar cada vez mais espaço em nossa vida. É a pensar nessa nova realidade, em que homem e máquina andam lado a lado, que a robótica na escola tem se tornado uma forte tendência.

 

A introdução desse tema na educação pode trazer muitos benefícios para os alunos, pois eles são desafiados a desenvolver habilidades importantes para o século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração, além de prepará-los para o futuro ao lidar com a tecnologia de forma positiva e produtiva.

 

Por que levar a robótica para a sala de aula?

 

 

 

Quando falamos em robótica, como já dissemos, muitas vezes pensamos em filmes de ficção científica ou em cientistas excepcionais com suas complexas invenções. Contudo, muito mais próxima da nossa realidade, ela está em toda parte: na medicina, nas indústrias e até no nosso cotidiano, quando, por exemplo, conversamos com um robô no autoatendimento.

 

Não podemos negar que a tecnologia tem impactos profundos até mesmo na vida das crianças mais novas. Algumas escolas têm percebido que a robótica pode ser um poderoso instrumento pedagógico desde cedo. Isso porque levar a tecnologia para dentro das salas de aula serve com um atractivo educacional.

 

Além de atrair a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, a robótica funciona como ferramenta educativa, visto que, dentre seus inúmeros benefícios, melhora o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala.

 

Com os avanços tecnológicos, muitas profissões podem ser substituídas por robôs, o que pode gerar preocupação em mães e pais com o futuro profissional dos filhos. Contudo, paralelamente a esse processo, estão a surgir novas funções — as chamadas profissões do futuro —, que requerem conhecimento e habilidades em tecnologia.

 

Nesse sentido, introduzir a robótica na escola pode ajudar crianças a se interessarem pela área, e contribuir até mesmo para que adolescentes decidam futuramente qual curso fazer na faculdade e qual a profissão seguir.

 

Quais os benefícios de estudar robótica na escola?

 

  • Capacidade de trabalho em equipa

As actividades na aula de robótica são feitas em grupo, o que gera nos alunos o senso de equipa, o espírito de integração e o desenvolvimento pessoal da criança. Assim, valores como colaboração e respeito são estimulados na aula, de forma que os estudantes tomam maior consciência do outro e aprendem a respeitar as ideias dos demais.

 

O trabalho em equipa também ajuda no relacionamento interpessoal, visto que há uma intensa troca de experiências e o compartilhamento de ideias entre os alunos, que agem, em conjunto, em busca de soluções para um determinado problema proposto.

 

 

  • Desenvolvimento do raciocínio lógico

Nas aulas de robótica, os alunos lidam constantemente com problemas, seja na concepção de uma ideia, na montagem das peças ou na programação do robô. Nesse contexto, a intensa busca por soluções de problemas estimula o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e o pensamento crítico.

 

Além disso, ao trabalhar com as ferramentas da robótica, o aluno desenvolve competências psicomotoras importantes. Quando aprimorada todas essas habilidades, ele melhora seu processo de aprendizagem, que se torna mais rápido, sólido e perspicaz, e pode até apresentar melhoras no rendimento escolar de forma geral.

 

  • Conciliação entre teoria e prática

Outro grande benefício de estudar robótica na escola é que o aluno pode aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos nos livros e na sala de aula. E, por ser uma área interdisciplinar, o conteúdo oferece a possibilidade de vivenciar na prática os conceitos de várias disciplinas, como ciências, mecânica, matemática e computação.

 

Dessa forma, as aulas de robótica se tornam um método pedagógico divertido, já que é uma maneira dinâmica e lúdica de aprender. É um momento em que os alunos colocam a mão na massa, tem espaço para criar e aplicar os conhecimentos de maneira prazerosa.

 

  • Elaboração de pesquisa científica

Outro benefício da robótica está relacionado aos torneios e às competições da área, que exigem a elaboração de pesquisa científica. O resultado é que essa experiência prepara o aluno para se tornar um pesquisador e trabalhar sua escrita nos moldes científicos. Assim, com as regras dos campeonatos de robótica, o estudante aprende desde cedo conhecimentos que aprenderia somente na faculdade.

 

Além disso, a prática nos laboratórios de robótica estimula os estudantes a mostrarem suas ideias e apresentarem o projecto do grupo para toda a classe. Com isso, eles desenvolvem uma boa oratória, tornando-se preparados não apenas diante dos técnicos dos torneios nacionais e internacionais, mas para toda a vida, já que uma boa comunicação é fundamental em qualquer situação.

 

 

  • Estímulo a organização, criatividade e autonomia

Vale destacar que a robótica ajuda a desenvolver uma gama de habilidades. Maior senso de organização, criatividade, concentração e tantas outras. Isso porque, ao começar um projecto de robótica na escola, as crianças precisam fazer um planejamento e focar no que será colocado em prática para fazer a montagem dos protótipos.

 

Tudo isso ajuda os estudantes a se organizarem melhor, a explorarem a criatividade de forma produtiva e, com o tempo, a desenvolverem autonomia em suas ideias e projectos.

 

  • Propicia uma melhor escrita

O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.

 

  • Incentiva o aprendizado de matemática, física e língua inglesa

Coordenadores, professores e pais vêm percebendo grandes melhoras no desempenho escolar em diversas disciplinas escolares, principalmente, nas matérias que tem como base o raciocínio lógico, como a matemática, física e também o inglês. As crianças e adolescentes se familiarizam com os números ou as novas palavras e aprendem raciocinar com mais precisão, assim entendem a teoria e conseguem aplicá-la na prática.

 

  • Auxilia no desempenho pessoal e profissional

Aprender a programar auxilia a criança e ao adolescente a descobrir suas potencialidades e estimular suas aptidões. Eles se tornam mais engajados e entusiasmados a seguir em busca de novos desafios. Além disso, no futuro, por terem habilidades diferenciadas, deverão se destacar no mercado de trabalho.

 

  • Desenvolve habilidades para solucionar situações adversas

Por fim, podemos destacar no aprendizado de robótica a capacidade dos estudantes de solucionar problemas. No mundo da tecnologia, para conseguir se comunicar com eficiência, certos padrões lógicos devem ser seguidos. Se, por acaso, uma sequência de códigos não for desenvolvida correctamente, o projecto não responderá de acordo, então o aluno se depara com uma situação que precisará ser resolvida, a fim de cumprir o desafio proposto.

 

Como podemos ver, o ensino de robótica é muito importante, é uma ferramenta pedagógica poderosa, que acompanha as evoluções tecnológicas e as mudanças na sociedade. As vantagens são inúmeras para o aprendizado de crianças e adolescentes: não apenas no âmbito escolar, mas também no desenvolvimento pessoal e social dos alunos e os prepara para o futuro.

 

Fontes:

https://escolaportalsorocaba.com.br/blog/robotica-para-criancas/

https://educadordofuturo.com.br/educacao/robotica-educacional/

https://blog.redebetista.edu.br/robotica-na-escola/

https://happy.com.br/blog/7-beneficios-do-aprendizado-de-programação-e-robotica-para-criancas-e-adolescentes/

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari