TDAH: conheça os sintomas, causas e tratamento

Postado por inovar 06/10/2021 0 Comentários

TDAH: conheça os sintomas, causas e tratamento

 

Você já ouvir falar sobre TDAH? Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o significado dessas siglas.

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperactividade é um transtorno neurobiológico difícil de se diagnosticar, já que tem uma combinação grande de sintomas.

Mas, com informação você vai perceber que não é impossível conviver com o TDAH e que há várias formas de melhorar seu bem-estar, qualidade de vida, e saúde emocional.

 

O que é TDAH?

 

O TDAH significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperactividade, é um transtorno com causas genéticas, ambientais e biológicos, que, geralmente, se manifesta na infância.  

Além disso, entre as suas principais características estão a desatenção, impulsividade e a inquietude motora ou também conhecida como hiperactividade. O TDAH pode também aparecer como DDA, Distúrbio do Déficit de Atenção em alguns lugares.

Mesmo que esse transtorno se manifeste desde a infância, os sintomas aparecem com mais clareza durante a fase escolar. Isso porque, a criança passa a frequentar um novo ambiente de interacção e raciocínio, e é a partir daí que as dificuldades se tornam mais evidentes.

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH está presente em até 8% da população infantil no país e no mundo todo. Mas, em adultos esse número é reduzido.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013 (DSM-5), registra 2,5%, sendo mais comum em pessoas do sexo masculino.

 

Principais características de quem tem TDAH

Para uma avaliação correcta é importante lembrar que é necessário passar por um especialista, mas a lista abaixo pode te ajudar a identificar antes e procurar ajuda médica.

Por isso, veja agora algumas principais características que envolvem o TDAH em adultos, adolescentes e crianças:

  • Dificuldade em prestar atenção a detalhes e tarefas;
  • Parece não escutar quando se fala directamente com ele (a);
  • Não segue instruções tem problema em terminar tarefas do dia-a-dia;
  • Tem dificuldade para se organizar;
  • Perde coisas necessárias para fazer tarefas do dia-a-dia;
  • É facilmente distraído por estímulos externos;
  • Tem dificuldade em ficar sentado em lugares como salas de aula ou recepção;
  • Corre ou sobe muito nas coisas;
  • Tem dificuldades para brincar calmamente;
  • Fala muito, explode em respostas antes das questões serem completadas;
  • Tem dificuldades em esperar a sua vez e interrompe os outros.

 

Tipos de TDAH

 

Existem 3 tipos de TDAH, mas cada um com um padrão de sintomas de desatenção, hiperactividade e impulsividade ou uma combinação dessas duas características. Por isso, entenda melhor sobre as características e sintomas de cada um dos tipos:

- TDAH tipo desatento

  • A pessoa tem dificuldade para manter a concentração durante muito tempo em um assunto específico. Além disso, pode ser facilmente distraída por qualquer estímulo externo;
  • Erram muito por falta de atenção no que estão a fazer;
  • Evitam actividades que demandam um grande esforço mental;
  • Muitas vezes esquecem o que iam falar;
  • Tem dificuldade em se organizar com a gestão de tempo e, além disso, com objectos;
  • Hábito de perder coisas importantes para o dia-a-dia;
  • Não ouvem quando o chamam, podendo ser considerados desinteressados ou egoístas.  

 

- TDAH tipo hiperactivo/impulsivo

  • São inquietos, não conseguem ficar parados. Além disso, têm mania de mexer mãos e pés quando estão sentados e não conseguem ficar um só lugar por muito tempo;
  • Têm tendência a vícios: jogos, álcool, drogas e outros;
  • Não sabem lidar bem com frustrações;
  • Costumam ter um temperamento explosivo;
  • Frequentemente, mudam seus planos de uma hora para a outra;
  • Fazem mais de uma actividade ao mesmo tempo, isso porque não gostam de tédio;
  • São, muitas vezes, considerados imaturos;
  • Além disso, têm dificuldade em se expressar: a fala não acompanha a velocidade de seus pensamentos.

 

- TDAH tipo combinado

  • Para identificar um caso de Transtorno de Déficit de Atenção do tipo combinado é mais difícil. Isso porque, é necessário que a pessoa apresente uma combinação dos dois tipos acima, com sintomas de desatenção e hiperactividade.
  • Além disso, vale lembrar que, em todos os casos, é necessário entender se esses sintomas estão interferindo o funcionamento social, acadêmico ou profissional da pessoa. Ou seja, só assim pode-se realizar um diagnóstico correcto.

 

Diagnóstico de TDAH

Em resumo, o diagnóstico do TDAH é feito quando a criança apresenta mais de seis desses sintomas, adolescentes ou adultos cinco, pelo período de mais de seis meses.

Além disso, deve haver um cuidado para entender o que de facto é o TDAH e não confundir com outros transtornos, como o bipolar, de personalidade e até o autismo ou a dislexia.

 

Graus de TDAH

  • Leve: poucos sintomas, mas pequenos prejuízos sociais, profissionais ou acadêmicos;
  • Moderado: os sintomas e alguns prejuízos de graus leve e grave presentes;
  • Grave: muita expressão dos sintomas com real prejuízo funcional, social, acadêmico e profissional.

 

Causas do TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperactividade é um dos transtornos mais estudados no mundo.

Por isso, considera-se, hoje, que as causas do aparecimento do TDAH são uma combinação entre factores genéticos, alterações no cérebro e factores ambientais.

 

Genética e Hereditariedade

 

Sabe-se hoje que as chances de ter o TDAH são bem maiores em filhos e familiares de pessoas com esse transtorno. Ou seja, a hereditariedade média do TDAH é estimada em 76%.

Além disso, estudos descobriram que 60% das crianças com o TDAH tinham um dos pais com o transtorno. Por isso, a probabilidade de uma criança ter o TDAH aumenta em até oito vezes se os pais também tiverem o problema.

Além disso, o risco de apresentar o transtorno é cinco vezes maior entre familiares de pessoas com TDAH do que em pessoas sem o transtorno na família.

 

Alterações cerebrais

 

Muitos estudos descobriram que o TDAH causa alterações no cérebro.

Ou seja, existem no cérebro das pessoas que sofrem desse transtorno, mudanças na região frontal e nas conexões com o resto do cérebro.

A região frontal é responsável por de prestar atenção, organização, memória e autocontrole.

 

Factores ambientais


Estudos indicaram que o facto de a criança apresentar um peso baixo no nascimento (menos de 1.500 g) gera um risco de 2 a 3 vezes maior para o surgimento do TDAH embora a maioria das crianças que nascem com baixo peso, não desenvolva esse transtorno.

Além disso, outros factores que podem causar o TDAH são: história de abuso infantil, negligência familiar, exposição a neurotoxinas como o chumbo, infecções e exposição ao álcool durante a gravidez.

 

TDAH tem cura?

O TDAH não tem cura, mas pode ter os seus sintomas reduzidos naturalmente no período da adolescência e idade adulta.

Mas, cerca de 50% das pessoas com o transtorno, continuam apresentando os sintomas durante toda a vida.  

O tratamento na infância e adolescência para o TDAH é multidisciplinar. Ou seja, conta com a ajuda de profissionais de várias áreas, como psiquiatras, psicólogos pedagogos e fonoaudiólogos.

Por isso, é essencial entender as necessidades de cada caso para um tratamento adequado e eficaz.

 

Tratamento para o TDAH

- Orientação psicológica

Diferentes tipos de terapia podem ajudar as pessoas com TDAH a viver de uma forma melhor.

A opção certa para o tratamento pode ser diferente em cada um. Alguns tipos de terapia comuns e eficazes são: terapia comportamental, terapia cognitiva, terapia cognitivo-comportamental, treinamento de habilidades sociais, terapia psicoeducacional e terapia fonoaudiológica.

Além disso, esse suporte da terapia pode ajudar as crianças com TDAH a buscarem uma mudança maior, controlar impulsos e lidar melhor com as emoções.

Já em adolescentes e adultos com TDAH, a terapia pode ajudar em questões de baixa autoestima, organização pessoal, profissional e no controle da impulsividade.

 

- Uso de medicamentos

Geralmente, os medicamentos utilizados para tratar os sintomas do TDAH são da classe dos estimulantes que, apesar do nome, causam um efeito calmante.

Esses medicamentos podem reduzir a hiperactividade e impulsividade, além de melhorar a capacidade de concentração, trabalho e aprendizado da pessoa que tem o transtorno.

Vale lembrar que o uso de remédios só pode ser feito com a prescrição médica. A automedicação no TDAH ou qualquer outro transtorno psicológico pode afectar a redução dos sintomas, provocar efeitos colaterais e prejudicar o tratamento.

 

- Mudança de hábitos

Mudanças simples em hábitos do cotidiano também podem ajudar no tratamento do TDAH, agindo em conjunto com a terapia e medicamentos.

Hoje, sabe-se que mudanças na alimentação, como reduzir o consumo de cafeína e açúcar, podem ajudar a controlar os sintomas do transtorno.

Além disso, estudos também têm mostrado que a prática de actividades físicas intensas, como nadar e correr podem melhorar o funcionamento cognitivo e comportamental.

Assim, pessoas com TDAH que praticam regularmente exercícios físicos podem reduzir os sintomas do transtorno e melhorar seu rendimento.

 

Ajudar as crianças a conviver com TDAH

Conviver com uma criança com TDAH pode ser uma tarefa bastante desafiadora. O tratamento do transtorno também depende muito do apoio dos pais e professores, que terão que estabelecer limites, regras e tarefas para ajudar no rendimento da criança na escola e no dia-a-dia.

Separamos algumas dicas de como ajudar as crianças com alguns sintomas do TDAH:

  • Coloca limites claros e dê instruções focadas, como por exemplo: “Começa agora a lição de matemática”, ao invés de “Presta atenção!”;
  • Dá responsabilidades por meio de tarefas simples, o que fará com que elas se sintam necessárias e valorizadas;
  • Cria um sistema de gratificação: pontos ganhos por dia quando têm boas atitudes ou iniciativas e perda de bônus a cada infracção cometida. Pensa em um prêmio a ser recebido no caso de gratificação;
  • Em sala de aula, procura colocar a criança ou adolescente na frente, perto do professor, para evitar distrações;
  • Fica atento a possibilidade da criança estar a sofrer bullying por parte dos colegas;
  • Busca incentivar trabalhos escolares em grupos pequenos, estimula para que se relacionem socialmente;
  • Não te esqueças da dificuldade de manter a atenção por muito tempo: 12 tarefas de 5 minutos cada uma geram resultados melhores do que 2 tarefas de meia hora, por exemplo;
  • Envia por e-mail as tarefas para casa, datas de trabalhos e provas – pode ser que o aluno não tenha conseguido copiar informações da lousa ou anotar tudo o que foi falado em sala de aula;
  • Sempre promova a comunicação entre pais, professores e outros profissionais que cuidam da criança.

 

Como conviver melhor com o TDAH

Agora a dica é para todos, criança, adolescente ou adulto que possuam TDAH e tem problemas para conviver e assumir. Vamos ver algumas dicas:

  • Seja fiel ao tratamento: após o diagnóstico do transtorno, algumas tarefas serão recomendadas pelo médico e é necessário o total cumprimento e adesão para que os resultados sejam eficazes. Lembra-te que o TDAH não tem cura, mas pode ter os seus sintomas controlados;
  • Não tenha vergonha de ter TDAH: pode parecer embaraçoso assumir o TDAH, mas mais constrangedor é o preconceito e a desinformação alheia. Não deixe que as opiniões de outras pessoas prejudiquem o teu desafio em superar os teus sintomas;
  • Nem tudo que está na internet é verdade: o melhor caminho para se informar sobre o teu transtorno é com o teu médico ou com profissionais de saúde. Muita informação não é verídica ou está desencontrada, confia sempre na palavra de quem está a acompanhar o teu caso;
  • Procura actividades prazerosas: além do tratamento com a terapia, encontrar hobbies, praticar exercícios físicos, meditação e ter hábitos de alimentação saudáveis só irá contribuir para uma vida melhor.

Não adie a tua jornada de autodesenvolvimento e saúde mental. Bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos. Encontra um profissional para te ajudar a construir e fortalecer teu melhor.

 

Publicado por:

Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.

Fonte: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/tdah/

Texto adaptado por: Profª Eliane Ap. Zulian Delázari